Turma do Bem define estratégia para os próximos cinco anos

Dentista foi o vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2006 por seu trabalho à frente da ONG

DA REDAÇÃO

O dentista Fábio Bibancos, da Turma do Bem, conta no último post de seu blog que reuniu sua equipe para programar o planejamento estratégico do ONG para os próximos cinco anos.

"Durante três dias, tivemos que avaliar o nosso passado para sonharmos o nosso futuro. Ao olharmos para trás, ficamos impressionados com o crescimento do projeto em algumas áreas do país, claro, devido ao trabalho surpreendente dos coordenadores regionais", escreveu Bibancos.

A ONG desenvolve, entre outros projetos, o Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, por meio de uma triagem feita entre crianças de 5ª a 8ª séries em escolas da rede pública de todo o Brasil. A prioridade são crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego. O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.

"Muitas vezes as pessoas me perguntam como a ONG cresceu tanto. O melhor de tudo é que não tenho uma resposta certa, acredito que é uma soma de coisas boas e ruins, temperadas com um pouco de desprendimento e comprometimento que nos fazem ir adiante e cada vez mais longe", relata Bibancos.

Ele destaca que muitos dos coordenadores regionais estão "acumulando funções": além de cadastrar os dentistas de seus municípios, viajam para cidades próximas onde o projeto não existia, fazem triagens e ainda conseguem envolver as pessoas para se tornarem também coordenadores. "Isso é simplesmente fantástico e mostra que, se quisermos, conseguimos criar uma rede ainda maior!"

Assistentes odontológicos

No começo de março, a ONG iniciou as aulas do curso que promove a formação técnica de auxiliares de saúde bucal para 25 jovens atendidos pelo projeto Dentista do Bem, em São Paulo.

São pessoas de baixíssima renda, que provavelmente terão poucas (ou nenhuma) chances de chegar à universidade, com idade próxima do primeiro emprego e que têm na odontologia o caminho para uma profissão.

O objetivo é orientar o desenvolvimento profissional de jovens, influindo em sua própria personalidade, facilitando sua inserção no mercado de trabalho, prepará-los para prestação de serviços específicos à odontologia e no atendimento das necessidades dessa nova demanda, visando a promoção, conservação, preservação e recuperação da saúde.

Dessa maneira, a ONG Turma do Bem fecha um ciclo, em que a partir da boca tem-se a inclusão social e no mercado de trabalho. Para o curso de auxiliar de saúde bucal, o jovem deverá ter concluído o ensino fundamental em escola pública. O curso é gratuito (alimentação, transporte, uniforme e material didático) e é oferecido de segunda a sexta das 14h às 18h.

"Ver todo mundo ali, sentado, esperando ser selecionado para mudar de vida, ter uma profissão, deixar para trás toda aquela experiência negativa de ter problemas nos dentes e passar a ser ator de uma nova história foi uma experiência indescritível", conta Bibancos, que considera esse o projeto mais importante do ano.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook