Empreendedor Social 2006 avança em terras europeias

PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA
ENVIADA ESPECIAL A LISBOA

Depois de replicar sua tecnologia social no Brasil e na América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Venezuela), a Turma do Bem --Oscip (organização social de interesse público) liderada pelo dentista Fábio Bibancos, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2006 -- desembarca na Europa.

À margem do rio Tejo, num evento para 220 convidados no Museu da Eletricidade, em Lisboa, o dentista Fábio Bibancos conseguiu a adesão de 60 dentistas voluntários. Eles passarão a atender, gratuitamente, em seus consultórios, 109 jovens carentes triados em escolas públicas a partir de uma metodologia desenvolvida pela Turma do Bem.

O IHD (Índice de Hierarquia de Complexidade), explica Bibancos, "identifica os jovens com os problemas bucais mais graves, com as piores condições socioeconômicas e que estão mais próximos ao primeiro emprego". Esse jovem passa, então, a ser atendido no consultório do dentista voluntário até completar 18 anos de idade.

Alex Gandum/Divulgação
Sérgio Figueiredo, presidente da Fundação EDP, Fábio Bibancos, a jornalista Patrícia Trudes e as atrizes Bárbara Paz e Bianca Castanho
Sérgio Figueiredo, presidente da Fundação EDP, Fábio Bibancos, a jornalista Patrícia Trudes e as atrizes Bárbara Paz e Bianca Castanho

"Doenças orais, como cárie, gengivite e problemas ortodônticos, não são exclusivos do Terceiro Mundo", afirma Sérgio Figueiredo, presidente da Fundação EDP, patrocinadora da Turma do Bem. Segundo ele, em Portugal, 60% dos jovens até os 14 anos nunca foram ao dentista, e a maioria deles, aos 12 anos, já tem 50% dos dentes comprometidos.

"São pouquíssimos os países que têm políticas públicas na área odontológica. O acesso ao dentista é para a elite. Hoje você identifica que uma pessoa é pobre pela saúde da sua boca", diz Bibancos, que lidera 7.324 dentistas, que atendem 12.850 jovens, em 759 cidades.

Mas a Turma do Bem não para por aqui. A conquista de Portugal é estratégica. "Queremos ir para a África, onde o problema é bem mais complexo. Em Cabo Verde, por exemplo, só existem dois dentistas. No país! Aqui em Portugal, são 6.500. No Brasil, 220 mil. Temos, portanto, dentistas de sobra para exportar", planeja Bibancos.

E, se depender da proatividade desse empreendedor social, que registrou um espetacular crescimento de 1.036% (de 650 dentistas voluntários em 2006 para 7.384 hoje) em cinco anos, esse futuro está bem próximo.

A jornalista PATRÍCIA TRUDES DA VEIGA, editora do Prêmio Empreendedor Social, viajou a convite da Fundação EDP.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook