Folha Online Esporte Basquete
Basquete

Mundial masculino - História

A edição inaugural do Mundial foi disputada em 1950. Sua realização foi decidida no terceiro congresso da Fiba (Federação Internacional de Basquete), em 1948, em Londres, durante os Jogos Olímpicos, e contou com 30 dos 47 membros filiados à entidade na época. A Argentina organizou o torneio, que contou com dez países.

Jogando em casa, a equipe sul-americana não decepcionou e conquistou o título. A disputa decisiva reuniu as seis melhores seleções, jogando todas entre si, e sendo o campeão o país que alcance o maior número de pontos. Os argentinos venceram os cinco jogos, incluindo os EUA por 64 a 50. O Brasil terminou em quarto.

O Brasil foi palco da edição seguinte da competição. Os brasileiros fizeram uma ótima campanha e subiram pela primeira vez ao pódio: prata. A equipe nacional perdeu uma única vez, para os Estados Unidos, por 62 a 41, resultado que definiu o título a favor dos inventores do basquete, que venceram os sete jogos da fase final.

O Brasil chegou a primeira conquista, em 1959. Jogando no Chile, os brasileiros deram o troco nos EUA e venceram o rival por 81 a 67. Mesmo perdendo para a União Soviética (66 a 63), o time brasileiro terminou em primeiro a fase final, com 11 pontos, um à frente dos norte-americanos e três a mais que o Chile, terceiro lugar.

Quatro anos depois, Ubiratan, Wlamir Marques, Amaury Passos, Mosquito e Rosa Branca formavam o time base que levou o Brasil ao bicampeonato mundial, no Rio. Os brasileiros ganharam os seis jogos da fase final, batendo as fortes Iugoslávia (90 a 71), União Soviética (90 a 79) e Estados Unidos (85 a 81).

Em 1967, o torneio foi realizado novamente na América do Sul, no Uruguai, e a União Soviética conquistou o primeiro de seus três títulos. Os soviéticos também seriam campeões em 1974, em Porto Rico, e em 1982, na Colômbia. Nas duas primeiras vitórias, a extinta União Soviética terminou à frente da Iugoslávia.

Vice em 1963 e 67, a Iuoslávia conquistou seu primeiro título em 1970, quando foi sede do torneio. A equipe dos Bálcãs somou 11 pontos e terminou um à frente do Brasil. Os iugoslavos também voltaram a ganhar o Mundial em 1978, 1990, 1998 e 2002, tornando-se o país com maior número títulos, à frente do próprio EUA (três).

O último pódio brasileiro aconteceu em 1978, nas Filipinas, o primeiro Mundial a ter a disputa de uma final. Os iugoslavos venceram os soviéticos por 82 a 81. Pela mesma diferença (86 a 85), o Brasil ganhou da Itália e garantiu o terceiro lugar. Os Estados Unidos finalizaram somente em quinto.

Em 1994, pela primeira vez o Mundial contou com a presença do "Dream Team" dos EUA, que levaram ao Canadá alguns dos astros da NBA, como o pivô Shaquille O'Neal. Na final, os norte-americanos arrasaram a Rússia por 137 a 91. Os russos também foram finalistas em 1998, mas perderam para Iugoslávia por 64 a 62.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).