Folha Online Dinheiro IR 2002
IR 2002

Restituição será depositada na conta

da Folha Online

A restituição do Imposto de Renda poderá ser creditada diretamente na conta bancária do contribuinte. A Receita incluiu nos formulários e no programa em disquete os campos para o contribuinte fazer essa opção.

Mencionando os dados de sua conta, a Receita encaminhará a restituição para o banco, que a creditará diretamente na conta do cliente.

Se o contribuinte não fizer essa menção, a Receita enviará uma notificação informando o banco onde ele poderá fazer o saque.

Nesse caso, o contribuinte terá de ir à instituição financeira levando a notificação enviada pela receita, CIC e RG.

Quem atrasar a entrega do formulário pagará multa, que será deduzida do valor a ser devolvido ao contribuinte.

Internet

A Receita Federal promete restituir primeiro o contribuinte que enviou sua declaração pela internet. Essa é a principal vantagem da declaração on-line.

A Receita já está recebendo as declarações pela Internet. Segundo Luis Monteiro, auditor fiscal da Receita em São Paulo, dos 13 milhões de declarações que a Receita espera receber neste ano, 90% (cerca de 11,7 milhões) devem ser entregues pela Internet.

A declaração também poderá ser entregue em formulário impresso (nos correios -R$ 2,00- ou na Receita) ou em disquete (em bancos credenciados ou na Receita).

Nas delegacias da Receita o contribuinte poderá retirar o CD-ROM, mas somente a partir da segunda quinzena deste mês. Os formulários serão distribuídos no final do mês. Quem não puder esperar terá de comprar o formulário em papelarias.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).