Brasil
12/08/2006

Candidatos - Governador - Minas Gerais - Aécio Neves

eduardo knapp
Nome: Aécio Neves
Nascimento: 10/03/1960, em Belo Horizonte (MG)
Profissão: economista
Estado civil: divorciado
Filhos: Gabriela
Partido: PSDB
O governador Aécio Neves nasceu em Belo Horizonte e pertence a uma família de políticos influentes no país. Filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves, é pai de Gabriela, de 13 anos. Os avós, Tristão da Cunha e Tancredo Neves, foram dois dos mais importantes nomes da política nacional, com atuação decisiva em momentos cruciais da história da República.

Aécio deu os primeiros passos na política aos 22 anos, quando Tancredo Neves o fez seu secretário particular no governo de Minas. A primeira vez que disputou uma eleição foi em 1986. Ganhou as três eleições seguintes e, em 1998, foi o tucano mais votado do Brasil.

Em 2002, venceu a disputa pelo governo mineiro com uma vitória esmagadora no primeiro turno, com 58% dos votos válidos.

Com a experiência de quatro mandatos consecutivos na Câmara Federal, Aécio foi escolhido líder do PSDB na Casa em 1997.

A militância política do governador mineiro remonta à época em que foi presidente da ala jovem do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em Minas, entre 1983 e 1984. Em 1985, como presidente da Comissão do Ano Internacional da Juventude do Ministério da Educação e Cultura (MEC), viajou a Moscou para representar o Brasil no Congresso Internacional da Juventude. Na Assembléia Nacional Constituinte, cuja Carta foi promulgada em 1988, Aécio foi o autor da emenda que instituiu o direito de voto aos 16 anos.

FolhaShop

Digite produto
ou marca