São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2001


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois detidos no Paraguai seriam do Hamas

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CIUDAD DEL ESTE

RONALDO SOARES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A Polícia Nacional do Paraguai anunciou ontem que, entre os 17 presos anteontem na região das Três Fronteiras, estariam dois membros do Hamas, grupo extremista islâmico palestino. Outros 11 dos presos constam de um lista fornecida pelo FBI (polícia federal dos EUA) de extremistas supostamente ligados ao terrorismo.
Anteontem, em uma operação simultânea nas cidades de Ercarnación, capital do Departamento de Itapua, e Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil, 17 pessoas foram presas.
Os presos apontados como líderes do Hamas no Paraguai seriam o comerciante palestino Yazeed Kahil Abe el Hawa, 38, e o libanês com nacionalidade brasileira Bassan Nazih Jhara, 31, também comerciante na cidade de Encarnación. Ainda de acordo com a Polícia Nacional, Hawa seria o coordenador do Hamas na região e Jhara, o responsável por arrecadar dinheiro para o grupo.
Promotores criticaram a ação da polícia por falta de evidências.

Bélgica
Dois homens foram presos em Bruxelas, capital da Bélgica e sede da União Européia, portando grande quantidade de produtos químicos que poderiam ser usados para fabricar explosivos.
Os detidos teriam conexão com grupos extremistas islâmicos, segundo a polícia. Suas nacionalidades não foram divulgadas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: O vizinho: Paquistão enfrenta dilema
Próximo Texto: Pesquisa: Brasileiros se opõem à retaliação
Índice


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.