Livraria da Folha

 
11/10/2010 - 07h04

Livros relatam as lutas operárias no Brasil

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro narra a evolução da greve no serviço público do ponto legislativo
Livro narra a evolução da greve no serviço público do ponto legislativo

A história das lutas de trabalhadores no Brasil é um assunto delicado. Historicamente, a paralisação dos tipógrafos cariocas de 1858 é considerada a primeira greve brasileira. Contudo, um grande protesto de trabalhadores, incluindo a interrupção dos trabalhos, aconteceu no ano de 1720, no porto de Salvador. De relevância política e ideológica, ocorreu a Greve Geral de 1917, em São Paulo.

O governo de Juscelino Kubitschek abriu passagem para as grandes montadoras de veículos que formaram, no ABC paulista, um verdadeiro pólo industrial e uma camada sólida de trabalhadores. A época é narrada no livro "Anos 50: Indústria e Greve".

Nos anos de 1960, a Cobrasma era a maior fornecedora de material ferroviário da América Latina. Em 16 de julho sua pontual sirene a tocou às 8h45, convocando os trabalhadores para a paralisação.

As lutas operárias nos anos de transição entre um período de governo populista e os anos de repressão militar é relatado no volume "Greve na Cobrasma: Uma História de Luta e Resistência".

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A greve no Brasil passou por uma importante evolução na década de 80. De delito contrário aos interesses nacionais, foi reconhecida pela Constituição de 1988 como um direito fundamental dos trabalhadores.

A situação é mais complexa quando a greve envolve servidores públicos e serviços essenciais. "Greve do Servidor Público" examina os procedimentos, as possibilidades e as consequências, da paralisação do trabalho nessa categoria de trabalhadores.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

 
Voltar ao topo da página