Livraria da Folha

 
07/07/2010 - 22h11

Saiba como cientologistas identificam personalidades antissociais para evitá-las

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

O comportamento humano e a relação do indivíduo com a sociedade são questões importantes para a cientologia. Seu fundador, o físico e escritor L. Ron Hubbard (1911-1986), chegou a afirmar que "a vida é um esforço de grupo. Ninguém sobrevive sozinho". Criada na década de 1950, a prática combina conhecimentos científicos com ideologias orientais.

Divulgação
Seleção de textos assinados por Hubbard sobre segredos da vida
Seleção de textos assinados por Hubbard sobre segredos da vida

Os adeptos consideram a conduta antissocial como resultado do medo de outros membros da humanidade, normalmente grupos específicos. O antissocial se imagina superior e não desenvolve autocrítica.

Segundo Hubbard, cerca de 20% das pessoas demonstram características mentais que se opõe a qualquer atividade grupal. Desse número, apenas 2,5% são realmente perigosos.

Napoleão e Hitler, por exemplo, são descritos como personalidades antissociais. Porém, alguns desses indivíduos passam despercebidos pela história.

"Uma Nova Perspectiva sobre a Vida" descreve quais são seus atributos, assim podemos identificá-los e evitá-los. Conheça cinco dos atributos comuns nos antissociais, trecho extraído do livro.

Atenção: o texto reproduzido abaixo mantém a ortografia original do livro e não está atualizado de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Conheça o livro "Escrevendo pela Nova Ortografia".

ATRIBUTOS

A Personalidade Anti-Social tem os seguintes atributos:

1. Ele ou ela só fala em termos de generalidades muito amplas. "eles dizem..." "Todo mundo pensa..." "Todo mundo sabe..." e outras expressões destas são continuamente usadas, especialmente quando está transmitindo boatos. Quando lhe é perguntado: "Quem é todo mundo...", normalmente verifica-se que se trata de uma única fonte e que, a partir desta fonte, a Pessoa Anti-Social fabricou o que ela pretende que seja toda a opinião de toda a sociedade.

Isto para ela é natural, uma vez que para ela toda a sociedade é uma grande generalidade hostil, especialmente contra o Anti-Social.

2. Tal pessoa lida principalmente com más notícias, observações críticas ou hostis, invalidação e supressão em geral.

"Fofoqueiro" ou "portador de más notícias" ou "mexeriqueiro" costumava descrever essas pessoas.

É notável que uma pessoa destas não transmite boas notícias nem comentários favoráveis.

3. A Personalidade Anti-Social altera a comunicação, para pior, quando transmite uma mensagem ou notícia. As boas notícias são paradas e apenas as más, muitas vezes floreadas, são transmitidas.

Tal pessoa também finge passar "más notícias" que na realidade são inventadas.

4. Uma característica, e uma das coisas tristes a respeito da Personalidade Anti-Social, é que ela não reage a tratamento, reforma ou psicoterapia.

5. Ao redor dessa personalidade encontramos companheiros ou amigos intimidados ou doentes que, se não foram de fato enlouquecidos, estão, no entanto, comportando-se de uma forma deficiente na vida, fracassando, sem ter êxito.

Tais pessoas causam dificuldades a outros.

Quando tratada ou educada, a pessoa intimamente ligada à Personalidade Anti-Social, estando sob a influência supressiva da mesma, não tem qualquer estabilidade nos ganhos e rapidamente recai ou perde os benefícios do conhecimento.

Quando submetida a tratamento físico, as pessoas com tais associações normalmente não se recuperam dentro do período de tempo esperado, mas pioram e têm convalescências difíceis.

É completamente inútil tratar, ajudar ou treinar essas pessoas enquanto elas permanecem sob a influência da ligação anti-social.

A maior parte dos insanos é insana devido a estas ligações com pessoas anti-sociais, e não se recuperam facilmente pela mesma razão.

Injustamente, nós raramente encontramos a Personalidade Anti-Social, de fato, numa instituição. São só os seus "amigos" e familiares que estão lá.

*

"Uma Nova Perspectiva sobre a Vida"
Autor: L. Ron Hubbard
Editora: Editora Ponte
Páginas: 372
Quanto: R$ 43,20
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página