Livraria da Folha

 
03/08/2010 - 16h10

Telespectador xinga apresentadores do "Manhã Maior"; confira dicionário do palavrão

da Livraria

Divulgação
Folclorista pesquisou mais de cinco anos e leu mais de 200 obras para escrever
Folclorista pesquisou mais de cinco anos para escrever o dicionário

Postado nesta segunda-feira (2) no You Tube, um vídeo no qual um telespectador manda os apresentadores do programa "Manhã Maior", da Rede TV!, "tomar no c..." atingiu mais de 200 mil exibições.

Apresentado por Daniela Albuquerque e Arthur Veríssimo, o matutino discutia a homossexualidade na manhã de ontem quando um telespectador, identificado como Otávio Neto, de São Paulo, entrou ao vivo e fingindo que ia fazer uma pergunta xingou os participantes.

O palavrão faz parte da cultura brasileira e já virou até tema de livro. "Dicionário do Palavrão e Termos Afins" foi relançado em julho pela editora Leitura. O volume é resultado de ampla pesquisa do folclorista pernambucano Mário Souto Maior (1920-2001), que percorreu várias regiões do país em busca das palavras mais impossíveis da língua portuguesa.

A obra traz mais de 3.000 verbetes, tidos como chulos, de diversas regiões do país. Publicado originalmente em 1974, com prefácio assinado pelo sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), o dicionário sofreu censura dos militares. Foi lançado somente na década de 1980, durante o governo de João Figueiredo (1918-1999). A primeira edição esgotou rapidamente.

O escritor Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) defendeu o glossário publicamente na edição de 20 de março de 1980 do "Jornal do Brasil".

Wayne Camargo/RedeTV!
Keila Lima, Arthur Veríssimo e Daniela Albuquerque; apresentadores ficaram constrangidos com xingamento
Keila Lima, Arthur Veríssimo e Daniela Albuquerque; apresentadores ficaram constrangidos com xingamento
 
Voltar ao topo da página