Livraria da Folha

 
30/08/2010 - 11h14

Evite que pequenas coisas se transformem em notícias de primeira página, ensina livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Livro ensina a ter vida equilibrada longe de descontrole e estresse
Livro ensina a ter vida equilibrada longe de descontrole e estresse

"Não Faça Tempestade em Copo D´água para Homens", do escritor Richard Carlson, traz cem conselhos e reflexões para mudar no cotidiano e com isso, diminuir o estresse dia a dia e melhorar o relacionamento com filhos, mulher, parentes, amigos, colegas de trabalho e chefes, entre muitos outros.

A ideia é fazer com que o leitor repense a dimensão que dá aos problemas de sua vida e dê chances para oportunidades que geralmente costuma virar as costas, como conhecer novas pessoas ou dar atenção para algo que nunca tinha reparado antes.

Em cada um dos casos a obra reúne histórias reais e exemplos de como as sugestões podem ser colocadas em prática pelos leitores.

Leia trecho.

*

Evite que pequenas coisas se transformem em notícias de primeira página

Quando ficamos muito tensos ou estressados é fácil as coisas pequenas parecerem notícias de primeira página do jornal matutino. Tudo parece maior e mais urgente. Suponha, por exemplo, que sua mulher diz para você: "Querido, gostaria que você se acostumasse a recolher a roupa." Em vez de encarar isso numa boa, ou de ver que é um comentário inocente nascido de uma simples frustração, você leva para o lado pessoal e transforma em algo muito maior. Você reage e diz "Do que você está falando? Ontem mesmo guardei a minha roupa. Você está sempre me acusando de alguma coisa."

Você fica tenso demais, por isso interpreta mal os comentários da sua mulher, pensa demais neles e os transforma em algo maior. Você se lembra de quantas vezes ela fez isso no passado e acha que ela está sendo ingrata diante de tudo o que você faz. Essa atitude acaba exacerbando o problema e o deixando frustrado. Certamente não colabora em nada para resolver a questão nem para aprimorar a comunicação com a sua parceira.

A verdade é que mesmo se achasse que sua mulher estava sendo exigente demais com você, e sentisse a necessidade de discutir o problema com ela, a melhor coisa que poderia fazer, na minha opinião, seria manter a calma e a perspectiva. Se não der tanta importância a isso, poderá determinar a melhor reação possível e a melhor maneira de lidar com o problema. O mesmo se aplica a qualquer conflito que você possa ter com os seus filhos, um amigo, com algo que aconteceu no trabalho, uma discussão com o vizinho.

O ato de desacelerar por dentro nos permite reagir melhor aos acontecimentos, em vez de reagir com pressa, da forma habitual. Lembrar sempre que a vida não é uma emergência - que só acontece de vez em quando - nos ajuda a ver as coisas com mais clareza. Desacelerar e respirar fundo faz com que vejamos as coisas como realmente são, e não como imaginamos que são. Essa atitude reduz a sensação de urgência e a necessidade de revidar que sempre aparece quando ficamos tensos.

Parte desse recurso para diminuir a tendência de ver as coisas como notícias de primeira página é simplesmente ter consciência das desvantagens que resultam disso. Dessa forma, quando surge algum problema e você percebe que reagirá com exagero e agressividade, pode recuar e lembrar que talvez isso seja de fato apenas um artigo menos importante.

Todas as notícias, até as de primeira página, vêm e vão. A vantagem de ver as coisas como menores em vez de maiores é que elas desaparecem da sua consciência com mais rapidez.

Assim você passará menos tempo se concentrando nos dramas do dia a dia e terá mais tempo para se divertir e dar valor à sua vida.

*

"Não Faça Tempestade em Copo D´água para Homens"
Autor: Richard Carlson
Editora: Rocco
Páginas: 352
Quanto: R$ 37,80 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página