Livraria da Folha

 
29/08/2010 - 15h14

Comemore o Dia da Visibilidade Lésbica com livros de amor entre mulheres

da Livraria da Folha

Divulgação
Milly Lacombe reúne crônicas leves sobre cotidiano e relacionamentos
Milly Lacombe reúne crônicas leves sobre cotidiano e relacionamentos

29 de agosto é considerado pela militância gay como o Dia da Visibilidade Lésbica. A data foi instituída em 1996, quando aconteceu o primeiro Seminário Nacional de Lésbicas --Senale--, com o objetivo de lembrar a existência e a discriminação sofrida por mulheres que gostam de outras mulheres.

Para não deixar a comemoração passar em branco, a Livraria da Folha selecionou alguns títulos que abordam o amor entre garotas. Conheça a estante destinada ao público GLS da Livraria da Folha.

O primeiro livro apresentado aqui acaba de sair do forno e será lançado nesta semana. Em "Tudo é só Isso", a jornalista Milly Lacombe apresenta uma compilação de suas crônicas. Colunista da revista "TPM" desde a primeira edição, ela faz observações sobre o cotidiano passando com leveza por temas como beijos, abraços e futebol.

A homossexualidade assumida, claro, não deixaria de ser assunto na obra, lançada pelo selo Benvirá da editora Saraiva. A autora é um dos nomes cotados para ser uma das debatedoras do programa "Saia Justa", no GNT, por hora em stand by na emissora.

Escrito pela também jornalista Liliane Prata, "Uma Bebida e um Amor sem Gelo, por Favor", narra a história da publicitária Marina, uma garota que não tem muita sorte no amor com os homens. Por sugestão do chefe, a jovem acaba teclando num chat quando então conhece Rafa.

O "problema" é que, na verdade, o apelido Rafa vem de Rafaela, e não de Rafael. Enquanto sonha com um príncipe, Marina se vê envolvida com uma princesa. E é aí, na descoberta de outras formas de amar e se relacionar, que a história ganha fôlego e cativa.

Fotomontagem
Confira seleção de livros de temática homoerótica selecionados pela Livraria da Folha
Confira seleção de livros de temática homoerótica selecionados pela Livraria da Folha

Como na vida real, e na ficção, nem tudo são flores. "Duas Garotas", da escritora turca Perihan Madgen, é polêmico não só por retratar a relação entre duas meninas, mas, sim, por mostrar a situação das mulheres na Turquia moderna.

Além da descoberta da paixão entre Behiye e Handan, a autora utiliza-se da história para contar os problemas e desafios enfrentados pelas turcas num país extremamente repressor e machista.

Querida do público lésbico, a escritora Vange Leonel não poderia deixar de figurar nesta seleção. Uma das primeiras personalidades brasileiras a sair do armário publicamente, a cantora de "Noite Preta" -- tema de abertura da novela "Vamp" --, influenciou toda uma geração de meninas.

Por uma década assinou a coluna "GLS", na extinta Revista da Folha. Já publicou três livros. O primeiro, "Grrrrls: Garotas Iradas", é uma compilação de alguns artigos escritos para publicações impressas. O texto de sua peça "As Sereias da Rive Gauche" foi publicado em 2002 pela editora Brasiliense. A trama gira em torno das vidas e relacionamentos da escritora inglesa Radclyffe Hall e da americana Djuna Barnes e sua convivência nos salões literários de Natalie Barney, conhecida como "A Safo de Paris".

Vange escreveu também "Balada para as Meninas Perdidas" em que a história de Peter Pan é revisitada. A Terra do Nunca agora é uma boate frequentada pelas mais variadas personalidades do mundo lésbico. Os comportamentos habituais do mundinho são retratados nas páginas enquanto as personagens procuram diversão e prazer. Destaque para a descrição explícita de sexo entre garotas. Até mesmo os gays se excitam.

Editora delas

No mercado de livros existe uma editora destinada especialmente ao público lésbico. Criada em 2008 por Laura Bacellar, a Malagueta traz obras dominadas pelo amor entre iguais. O livro "Os Caminhos de Lumia" foi um dos últimos lançamentos.

Na história criada por Lara Orlow, a protagonista Clara tenta resistir à tentação e aos encantos da cigana Lumia, que dança efusivamente na praça da República, um dos epicentros gays da cidade de São Paulo.

Atuante, a Malagueta participa constantemente de eventos e discussões literárias, debatendo a homossexualidade. No começo do mês, Bacellar e Hanna Korich participaram da 2ª Conversa Lésbica Literária de Paraty, que ocorreu durante a Off Flip, evento paralelo à Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

 
Voltar ao topo da página