Livraria da Folha

 
03/09/2010 - 08h19

Almodóvar escolheu mojitos para festa de "Volver"; veja receita do drink

da Livraria da Folha

Divulgação
Penélope Cruz é estrela de "Volver", do diretor Pedro Almodóvar; sua personagem é dona de restaurante e típica mãe espanhola
Penélope Cruz é estrela de "Volver", do diretor Pedro Almodóvar; sua personagem é dona de restaurante e típica mãe espanhola

O cinema enche os olhos com belas paisagens e cenas emocionantes. A gastronomia também está presente na sétima arte, tendo alguns longas dedicados totalmente à culinária ou a histórias de cozinheiros.

Pensando nisso, a jornalista Nilu Lebert e o crítico de cinema Rubens Ewald Filho escreveram juntos "O Cinema Vai à Mesa". O livro reúne 25 filmes e as receitas dos pratos que aparecem na tela.

"Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Como Água para Chocolate" e "Casamento Grego" são alguns dos filmes em cartaz neste cardápio.

Além de uma breve análise e apresentação do longa, com direito a ficha técnica e crítica, a culinária também é contextualizada de acordo com o título, diretor e história. Cada receita é assinada por um renomado chef de cozinha brasileiro diferente.

"Volver", dirigido por Pedro Almodóvar, não é considerado sua grande obra, mas como a personagem de Penélope Cruz é uma típica mãe de família espanhola e dona de um restaurante, encaixa-se perfeitamente na proposta do livro.

Na trama, Raimunda (Cruz) abre um restaurante às pressas para atender uma equipe de filmagem que está na pequena cidade, pretexto para desfilarem delícias da cozinha ibérica.

Na festa de "Volver", o mojito foi eleito pelo diretor como a estrela da ocasião. Apesar de cubana, foi selecionado para integrar as receitas por sua importância para Almodóvar. Para Ernest Hemingway, este "é o drink perfeito para se embriagar à beira-mar".

Veja receita de mojito e prepare o drink em casa:

*

Divulgação
Drink cubano foi escolhido por Almodóvar para a festa de "Volver"
Drink cubano foi escolhido por Almodóvar para a festa de "Volver"

MOJITOS

CHEF HAMILTON MELLÃO

Ingredientes
1 dose de rum branco
6 gotas de suco de limão
1 colher de chá de açúcar
1 garrafinha de Club soda
10 folhas de hortelã frescas

Preparo
Em um copo longo, coloque as folhas de hortelã, o açúcar e, com um socador, pressione levemente para macerar e extrair o perfume e o sabor da erva. Acrescente o rum, o suco de limão, muito gelo picado e mexa bem. Complete com Club soda e decore com um ramo de hortelã.

 
Voltar ao topo da página