Livraria da Folha

 
19/09/2010 - 16h37

Não crie patinhos feios na turma, aprenda a promover o diálogo entre crianças

da Livraria da Folha

Divulgação
DEstimular a autonomia da criança é um desafio para professores
Estimular a autonomia da criança é um desafio para professores

Um dos grandes desafios de professores da Educação Infantil é despertar a curiosidade, a atenção e a afeição das crianças. Em uma fase complexa do desenvolvimento, com a compreensão de mundo ainda muito no começo e a falta de senso em lidar com tantos sentimentos, é natural que a comunicação entre alunos e professores apresente dificuldades.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"50 Atividades para Estimular a Interação na Escola" trata exatamente deste soluço. Com o intuito de orientar e fornecer novas dicas aos professores, a autora Sylvia Dorance promove um passeio pelo campo do diálogo. As atividades propostas no livro visam o desafio de favorecer a autonomia de cada um, suscitar a curiosidade e ensinar a complexa relação dos atos e sentimentos próprios e dos outros.

Sylvia Dorance afirma que a demanda pela educação para a cidadania existe, e esta tarefa deve ser tratada dentro de um contexto social real, sem clichês ou ideias prontas. Para isso, aborda em seu texto toda a construção de um cenário favorável, indicando o papel do professor, a pressão exercida na profissão, a valorização de iniciativas e conquistas a fim de alcançar e estabelecer o diálogo.

Nos exercícios propostos, questionamentos sobre animais, situações engraçadas, brincadeiras perigosas, respeito pelo amigo e pelo professor, jogos de opiniões, valorização da família e a descoberta do mundo institucional (eleições, organização pessoal e cidadania) compõem a obra.

Leia trecho.

*

Jogo da raiva e do afeto

Nível 3

Objetivos gerais: conscientizar as crianças sobre as particularidades de suas emoções.
Ensinar a dominar as emoções.

Competências específicas: ter domínio sobre os gestos e expressões. Saber observar. Provar que tem imaginação.

Material / Preparação: uma pilha de revistas em quadrinhos, e, se possível, revistas de teatro ou cinema. Post-it ou tiras de papel para marcar as páginas interessantes.

Para começar
Essa atividade, emprestada dos métodos de práticas de atores de teatro, consiste em fazer a mímica dos sentimentos fortes e passar instantaneamente de um para outro.

Desenvolvimento
Descobrindo as emoções

Distribuir as histórias em quadrinhos e as revistas para as crianças. Pedir que olhem com atenção e procurem fotos ou imagens de pessoas tristes, alegres, com raiva, com medo, etc. As páginas devem ser marcadas com Post-it. Quando todas as revistas forem vistas, cada uma mostra o que encontrou e diz do que se trata: raiva, medo, etc. As outras dizem se concordam ou não.

O jogo das imitações

Cada criança escolhe, entre os sentimentos encontrados, aquele que deseja imitar. Uma de cada vez, as crianças imitam a imagem diante da classe. As outras devem adivinhar do que se trata. A mímica pode envolver as expressões faciais, mas também gestos e atitudes do corpo.

O exercício mais difícil

Agora, pedir às crianças que escolham duas expressões opostas: tristeza/alegria; raiva/contentamento; boa surpresa/má surpresa. Elas treinam um pouquinho, por exemplo, de dois em dois. Depois, uma após a outra, elas passam diante da classe.

Mostrar como deve ser feito: elas se apresentam normalmente diante da classe; em seguida escondem o rosto com as mãos e, quando a retiram, elas mostrarão a expressão que escolheram. Quando o professor dá um sinal, elas escondem novamente o rosto e, em seguida, mostram a expressão oposta. As crianças conseguem fazer o jogo rapidamente. Às vezes é difícil de fazê-las parar!

Desdobramentos
O professor pode fotografar as expressões, imprimir em papel normal e montar um livro. Depois, passar rapidamente as páginas a fim de dar a impressão de animação (princípio do filme e do desenho animado).

A atividade também pode ser gravada em vídeo, mostrando os rostos e as expressões. Com esse formato, pode ser apresentada num espetáculo da escola.

*

"50 Atividades para Estimular a Interação na Escola"
Autor: Sylvia Dorance
Editora: Vozes
Páginas: 152
Quanto: R$ 28
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página