Livraria da Folha

 
30/09/2010 - 16h33

Fantasiar significa representar desejos reprimidos pela vida real, insinua livro

da Livraria da Folha

Divulgação
Segundo volume aborda temas relacionados à fantasia, como amor e morte
Volume aborda temas relacionados à fantasia, como amor e morte

A fantasia é uma palavra que gera muitos significados, às vezes positivos, ora negativos. O sentido do termo esbarra no que a sociedade, em geral, compreende como uma "fuga da realidade". O conhecimento popular não falha nesta definição, mas aprofundar-se um pouco mais no entendimento de "o que é real" e "o que é fantasia" ultrapassa ingenuidades dos contos de fadas, e revela verdades a respeito de sentimentos reprimidos que influenciam diretamente estas questões.

"A fantasia representa, como o sonho, a realização de um desejo", explica o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge, autor de "Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan: A Clínica da Fantasia".

Com base em estudos e curiosos exemplos do campo das artes, o leitor é convidado a prestar mais atenção ao que acontece no mundo ao seu redor, e a detectar a linha tênue que define se alguém está "delirando" ou não.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Como afirma o texto, a fantasia parte de uma ideia relacionada à atividade da brincadeira infantil, a um prosseguimento dos sentimentos vividos na época. "Se a criança brinca ao lado de adultos sem qualquer constrangimento e no cerne de suas brincadeiras reside o desejo de ser grande, o adulto oculta as suas fantasias intensamente", escreve.

Com isso, o texto também resgata a concepção de que "uma pessoa feliz nunca fantasia, somente aquela insatisfeita". O pensamento elaborado por Freud diz respeito às realizações de desejos não consumados na vida real. Logo, a fantasia de desejo está ligada às proibições e traumas que uma pessoa sofre desde a infância.

O conceito da fantasia é abordado em outras diferentes situações, como na bissexualidade, amor, psicose e cultura. Neste volume, a pulsão de morte ganha destaque com as explicações a partir de peças de Shakespeare e filmes famosos, como o "O Exterminador do Futuro".

Marco Antonio Coutinho Jorge também á autor do primeiro livro da série, que destaca as bases conceituais das teorias freudianas, como o inconsciente, sintomas, sublimação e sexualidade. O próximo volume, "O Lugar do Analista", ainda não tem data de lançamento.

*

"Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan: A Clínica da Fantasia"
Autor: Marco Antonio Coutinho Jorge
Editora: Zahar
Páginas: 288
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página