Livraria da Folha

 
31/10/2010 - 15h15

Pesquisa de opinião revolucionou as campanhas eleitorais, diz autor

da Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Para o professor de ciência política da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Francisco Ferraz, "dentre todas as transformações ocorridas nas campanhas eleitorais do século 20, talvez a mais importante tenha sido a inclusão da pesquisa política."

Divulgação
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras
Livro trata da modernização das campanhas eleitorais brasileiras

Em algumas décadas o eleitor presenciou o acréscimo de medidas técnicas e tecnológicas em eleições, das urnas eletrônicas aos meios de divulgação impensáveis há 30 anos.

Além de internet e telefonia móvel, outros recursos foram criados e aperfeiçoados nesse período. A pesquisa de opinião, por exemplo, passou a ser uma eficiente ferramenta e núcleo de estratégia e decisão.

"Hoje não mais se concebe uma campanha feita às cegas, baseada apenas na sempre discutível 'experiência', na intuição e na improvisação. Hoje não mais se concebe uma campanha que não possua um conhecimento preciso das opiniões e sentimentos dos eleitores, e do acompanhamento das flutuações daquelas opiniões", esclarece o cientista político.

No livro "Manual Completo de Campanha Eleitoral" (L&PM Editores, 2010), Ferraz analisa a história política brasileira e as transformações ocorridas no campo eleitoral.

Visite a estante dedicada às ciências humanas

*

"Manual Completo de Campanha Eleitoral"
Autor: Francisco Ferraz
Editora: L&PM Editores
Páginas: 406
Quanto: R$ 36,00 (preço promocional)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página