Livraria da Folha

 
03/10/2010 - 19h08

Cidade de Tiririca significa "pedra lascada" em tupi guarani; saiba mais sobre Itapipoca

BENEDITO TEIXEIRA
Especial para a Livraria a Folha

Divulgação
Filho ilustre de Itapipoca tem um livro de piadas disponível no mercado
Filho ilustre de Itapipoca tem um livro de piadas disponível no mercado

Sempre que falo o nome da minha cidade natal, uma pergunta vem logo à tona: "E quem nasce em Itapipoca é o quê?" Minha resposta é quase automática: "Itapipoquense, com muito orgulho". Nos últimos meses, o município cearense de cerca de 110 mil habitantes caiu na boca do povo por causa da candidatura a deputado federal pelo Estado mais rico do país de uma celebridade nascida em Itapipoca, o humorista Tiririca.

Por estar localizada numa área que abrange três diferentes ambientes geográficos - praia, serra e sertão - Itapipoca é conhecida como "Cidade dos Três Climas". Distante 130 km de Fortaleza, depois de aproximadamente duas horas de viagem, se chega ao município, cujo nome, que chama a atenção de quem o ouve pela primeira vez, se origina do tupi-guarani e quer dizer "pedra estourada" ou "pedra lascada".

A diversidade de "climas" é o principal atrativo turístico da cidade, de onde percorrendo poucos quilômetros é possível entrar em contato com a aridez do sertão, a paisagem verde da serra e as belezas naturais do litoral oeste do Ceará. O município abriga entre seus limites trechos de mata atlântica, mata de cocais, caatinga, sertão e mangues. Característica básica de regiões semiáridas, o calor é intenso durante o dia e a temperatura amena no período da noite.

A Praia da Baleia se dastaca como destino mais procurado pelos visitantes, lugar que conserva ainda boa parte de sua origem pesqueira e que, ao lado de tímidas acomodações turísticas, fazem do local um ambiente ideal para quem procura um litoral de vasto coqueiral e de natureza quase intocada. Grandes monólitos, cachoeiras, bicas e olhos d'água, que ficam cheios durante o período de chuvas; trilhas, açudes, fósseis e grutas com inscrições rupestres também fazem parte do cardápio de atrações para quem visita a cidade.

João Brito/Folhapress
Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, vota em São Paulo, em meio a tumulto e empurra-empurra
Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, vota em São Paulo, em meio a tumulto e empurra-empurra

A economia itapipoquense é alimentada, basicamente, pelas atividades de comércio e agricultura, tendo presenciado, nos últimos anos, um pequeno avanço na indústria, em especial a de calçados e alimentícia. Na política, a cidade não foge à regra do sistema de oligarquias familiares que se revezam no poder desde sua fundação, em meados do século 18, com destaque para as famílias Barroso e Teixeira.

Itapipoca também guarda a tradição de suas festas religiosas e populares, como a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, em janeiro; a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês, em setembro; e a Festa das Flores, sempre no último sábado do mês de maio, que atrai gente de todo o Ceará.

Mesmo mantendo a maior parte das características de cidade pacata e hospitaleira do interior nordestino, onde ainda é possível brincar na rua, sentar na calçada de casa, passear na praça e andar sem medo da violência urbana, Itapipoca é considerada hoje um dos pólos comerciais e de negócios da região norte do Ceará. É também passagem para quem se desloca de Fortaleza rumo a Sobral, um dos maiores municípios cearenses, e à praia de Jericoacoara.

A cidade dos três climas conta ainda com bares, restaurantes, pizzarias e os tradicionais clubes de forró, que proliferam por todo o Estado. As motocicletas predominam nas ruas e se transformaram em desafio para os moradores. Este é apenas um dos problemas trazidos pela urbanidade, que também fez desaparecer manifestações artísticas antes comuns no interior do Nordeste, como as pequenas lonas de circo, de onde surgiu Tiririca, o deputado federal mais votado pelo Estado de São Paulo.

Benedito Teixeira é jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará e nascido em Itapipoca.

 
Voltar ao topo da página