Livraria da Folha

 
06/10/2010 - 16h04

Compreensão do envelhecimento garante vida mais saudável

da Livraria da Folha

Reprodução
Envelhecimento da população é um fenômeno observado em todos os países do mundo
Envelhecimento da população é um fenômeno atual em todo o mundo

Cada vez mais se fala de uma maneira positiva sobre o envelhecimento. O fenômeno mundial está diretamente ligado aos avanços das descobertas de doenças e formas eficazes de tratá-las. Além disso, em tempos de conscientização e comunicação, informações úteis sobre alimentação saudável, exercícios físicos e mentais e novos hábitos têm contribuído para prolongar a qualidade de vida.

Em "Psicologia do Envelhecimento", o autor Roger Fontaine aborda um dos fatores essenciais e de maior preocupação para garantir um avanço saudável. Cuidar e manter a mente em pleno funcionamento previne esquecimentos, depressão e espanta qualquer outro infortúnio. Manter a mente ativa é importante para a saúde psicológica e neurológica.

"A psicologia do envelhecimento é um ramo da gerontologia (...), mas o envelhecimento diz respeito a todos nós. Poderíamos dizer que a cada dia de nossas vidas um pouco mais", escreve.

Destinada a profissionais que trabalham com idosos, ou simplesmente pessoas interessadas no tema, a obra, em certos momentos, atua como um manual, esclarecendo e oferecendo exercícios e observações a respeito do envelhecimento de diversos processos mentais.

Ao longo dos dez capítulos que formulam o livro, Fontaine toma a precaução de apresentar, antes de tudo, o atual cenário em que se encontram as pesquisas sobre o tema.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

A partir de estudos recentes e obras indicadas, o autor caminha lentamente por diversos tópicos e explica de que forma o envelhecimento atinge a memória, o sistema nervoso, questões da neurologia e a inteligência. A depressão, o mal de Alzheimer e o falecimento recebem atenção especial por representarem alguns dos principais problemas da sociedade atualmente.

Envelhecimento no Brasil

Em pesquisa recente divulgada pela Folha, dados parciais do Censo 2010 apontam que cerca de 24.500 pessoas já ultrapassaram a idade dos cem anos, e de acordo com os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas.

Leia trecho.

*

Se, por um lado, a velhice pode ser um momento de plenitude, ela pode igualmente vir acompanhada de distúrbios psicopatológicos graves. Entre eles, os estados depressivos e o mal de Alzheimer são os mais frequentes. Em sua forma paroxística, os estados depressivos podem levar ao suicídio, cuja frequência é maior entre os indivíduos acima de 65 anos.

Entretanto, são síndromes que podem ser tratadas em clínica psiquiátrica. Diferentemente dos distúrbios depressivos, o mal de Alzheimer é incurável até o momento, pois está associado a lesões cerebrais irreversíveis, apesar dos progressos farmacológicos.

A pessoa perde progressivamente a sua autonomia e a sua dignidade, o que suscita a questão difícil e dolorosa para a sociedade do encargo de nossos predecessores vítimas desta patologia.

*

"Psicologia do Envelhecimento"
Autor: Roger Fontaine
Editora: Loyola
Páginas: 200
Quanto: R$ 36
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página