Livraria da Folha

 
14/10/2010 - 12h14

Palavras plurais de Vargas Llosa recortam visões políticas da América Latina

da Livraria da Folha

Divulgação
Artigos de Vargas Llosa revelam sua visão sobre a América Latina
Artigos de Vargas Llosa revelam sua visão sobre a América Latina

"Sabres e Utopias" pode ser uma interessante obra introdutória para os leitores que querem conhecer a escrita e o pensamento de Mario Vargas Llosa, vencedor do prêmio Nobel de Literatura 2010.

A obra conta com mais de 30 textos, entre artigos e crônicas, que impactam assuntos relativos às transformações políticas vividas na América Latina nas últimas décadas. Peru, Brasil, Cuba, Chile e Venezuela são alguns dos países "visitados" pelas palavras críticas do intelectual.

No texto intitulado "Haiti - A Morte", de 1994, Llosa ataca o descaso mundial para com este país, que em janeiro de 2010 foi atingido por um catastrófico terremoto.

"Não existe no mundo ocidental, e talvez em todo o planeta, um caso mais trágico do que o do Haiti. É o país mais pobre e atrasado do continente. Sucedem-se, em sua história, ditaduras sanguinárias, tiranos corrompidos e cruéis, massacres e iniquidades que parecem urdidas por uma imaginação perversa e apocalíptica", escreve.

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

Em outra crônica, o autor direciona suas palavras a Lula, Fidel e Chávez :

"Lula é um típico governante 'democrático' latino-americano. Quase todos são frutos de um mesmo molde, e quase todos, uns mais outros menos, embora - quando não têm alternativa - pratiquem a democracia dentro de seus próprios países, não demonstram, como Lula, o menor pudor, no exterior, em cortejar ditadores e demagogos como Chávez ou Castro, acreditando, os pobres coitados, que tais manobras lhes outorgarão uma credencial de 'progressistas' capaz de livrá-los de greves, revoluções, cobranças dos meios de comunicação e campanhas internacionais que os acusem de violação dos direitos humanos."

Terrorismo, ditadura, liberalismo, nostalgia, utopia e liberdade povoam as linhas de "Sabres e Utopias", que ainda reserva um espaço para falar da literatura de Borges, Garcia Marques, Euclydes da Cunha e Jorge Amado.

Textos produzidos em 1981, 2000 ou 2008, independente da data, comprovam a forma poética e viva de Llosa, e a constante sensação de um diálogo provocante e que instiga o leitor e cidadão latino a refletir sobre as posições adotadas pelos líderes políticos dos diversos países.

Monte sua estante com obras de Mario Vargas Llosa

*

"Sabres e Utopias"
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Objetiva
Páginas: 432
Quanto: R$ 42,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página