Livraria da Folha

 
28/10/2010 - 12h01

Autor pretende fazer games com HQ "Cogumelos ao Entardecer"; leia entrevista

FELIPE JORDANI
colaboração para a Livraria da Folha

Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Arquivo pessoal
Jonatas Tobias durante lançamento de seu quadrinho "Cogumelos ao Amanhecer"
Jonatas Tobias durante lançamento de seu quadrinho "Cogumelos ao Amanhecer"

Carregar armas, realizar magias, combater monstros e resgatar itens valiosos. O quadrinista Jonatas Tobias tirou das aventuras de RPG a ideia para produzir a HQ "Cogumelos ao Entardecer" (Devir, 2010).

Nela, Knox e Arroba, um menino porco, procuram o item do título, que promete realizar os desejos de quem consumi-lo. O primeiro garoto quer ganhar força enfrentar os valentões da vila. O segundo pretende reverter o feitiço que o transformou em suíno.

Em entrevista, por e-mail, à Livraria da Folha, Tobias fala dos detalhes de produção do livro, nega uma relação de seus cogumelos vermelhos com os do clássico Super Mário, fala do projeto de transformar a história em game e comenta sobre brincadeiras com seu livro e cogumelos alucinógenos -- a HQ não fala deste assunto.

O quadrinho foi um dos dez vencedores do Proac (Programa de Ação Cultural) de 2009, que premiou projetos como "(SIC)" (Conrad, 2010), "O Astronauta" (Zarabatana Books, 2010) e "Jambocks!" (Zarabatana Books, 2010).

*

Divulgação
Heróis procuram cogumelos mágicos em mangá à brasileira
Heróis procuram cogumelos mágicos em mangá à brasileira

Livraria da Folha: Como você se envolveu com quadrinhos e com RPG?
Jonatas Tobias: Desde garoto sempre gostei muito de quadrinhos, RPG e videogame. Foi meio natural querer seguir esse caminho. Quando comecei a pensar o que queria fazer, não sabia exatamente como, mas sabia que queria contar e ilustrar histórias.

Livraria da Folha: E como veio o projeto de fazer "Cogumelos ao Entardecer" ?
Tobias: Foi uma dessas ideias que aparecem de repente. Um dia estava trabalhando, e entre um desenho e outro, fiz um garoto andando em um vale cheio de cogumelos. Gostei daquilo, e comecei a esboçar cenas, outros personagens e, quando percebi, tinha as principais passagens da história rascunhadas.

Livraria da Folha: Teve alguma inspiração no cogumelo do Super Mário?
Tobias: A ideia veio ao acaso. Como disse, o primeiro esboço que fiz foi de um menino no meio de um monte de cogumelos e uma criatura espiando ele, (não vou falar pra não dar spoiler da história, rs). Pensei que o garoto no meio dos cogumelos poderia estar procurando algum em especial, e assim foi.

Divulgação

Livraria da Folha: E você tem ouvido muitas brincadeiras sobre cogumelos alucinógenos?
Tobias: Hehehe, já ouvi sim. Acho que o fato de falar "cogumelos mágicos" leva a esse tipo de pensamento. Se não tivesse feito a história e ouvisse a sinopse de outra pessoa, provavelmente pensaria a mesma coisa antes de ler o álbum.

O cogumelo é um ícone de fantasia, e em um contexto imaginativo, todo mundo os relaciona com fadas, gnomos e seres místicos. Quase todo universo de RPG de fantasia tem "uma floresta dos cogumelos gigantes" ou algo assim. É essa mitologia que eu estou visitando.

Livraria da Folha: Pode contar como foi a criação do seu traço? Mistura características do cartum e do mangá?
Tobias: Como trabalho com ilustração, tenho de ter um certa flexibilidade no traço. Com o tempo acabei incorporando elementos de diferentes estilos. Acho que o mangá e os quadrinhos europeus são os mais aparentes.

Divulgação

Livraria da Folha: Pode dar detalhes de como foi o processo de realização do livro? Quanto tempo demorou do roteiro até a finalização? Fez tudo digitalmente?
Tobias: A produção do livro durou uns 6 meses, desde o roteiro até a colorização, e foi super trabalhoso. Quando enviei o projeto pro Proac já tinha algumas páginas prontas e arte-finalizadas no papel. Quando fui contemplado pra fazer o álbum, tinha de seguir o mesmo estilo que já tinha começado, então fiz todos o desenho e arte-final manualmente. A colorização sim, foi toda digital. Nossa, como eu queria ter feito tudo de forma digital.

Livraria da Folha: Sua aventura também daria um bom game. Já pensou em adaptá-la?
Tobias: Já sim. Quero muito fazer um jogo com a história e o universo do "Cogumelos". Acho que o material tem muitos elementos bacanas pra se fazer um jogo. Inclusive a ideia é em breve colocar alguns minigames no site www.cogumelosaoentardecer.com.br.

Divulgação

Livraria da Folha: Quais são suas referências nos quadrinhos? Que leituras você recomenda?
Tobias: Entre minhas principais referências estão: Frank Frazeta, Uderzo, Akira Toriyama, Akihiro Yamada, Aragonês, Chris Bachalo, Roger Cruz, James Jean e Sam Keith, entre outros. Recomendo praticamente qualquer trabalho que esses artistas tenham feito. Para quem não conhece, vale dar uma procurada.

Livraria da Folha: Tem projeto para fazer mais histórias com os mesmos personagens?
Tobias: Tenho sim, com os mesmos e com com novos personagens. Inicialmente são histórias mais curtas que em breve quero postar no site.

*

"Cogumelos ao Entardecer"
Autor: Jonatas Tobias
Editora: Devir
Páginas: 112
Quanto: R$ 38 (preço especial, por tempo limitado)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página