Livraria da Folha

 
29/10/2009 - 10h32

Vento no rosto e velocidade: conheça melhor o mundo das motocicletas

da Livraria Folha

Desde que os primeiros protótipos de motocicletas movidas a vapor foram produzidas, em 1885, até os anos 2000, muita coisa mudou. Um século depois, elas ganharam motores com centenas de cavalos de potência, carenagens aerodinâmica que maximizam o seu desempenho e diversas outras inovações tecnológicas. O que continua igual, e que seduziu amantes da velocidade por todo o mundo, é a sensação de liberdade que a pilotagem deste veículo de duas rodas proporciona.

Apenas no pós-guerra, no entanto, é que elas começaram a se tornar populares e serem produzidas em massa com finalidades pacíficas. Filmes como "O Selvagem", em que Marlon Brando interpreta o líder de uma gangue de motociclistas, ajudaram a criar uma aura de romantismo em torno das motos que perdura até hoje.

A Livraria da Folha selecionou alguns livros para você conhecer um pouco melhor este mundo de liberdade, rebeldia e muita velocidade. Veja algumas sugestões abaixo ou confira a nossa livraria especializada aqui.

*

Divulgação
O engenho e a arte na evolução destes veículos de duas rodas
O engenho e a arte na evolução destes veículos de duas rodas

"Motocicleta"
Duas rodas e um motor. Sobre essa simples ideia, apoia-se todo um universo. Muito mais que um meio de transporte, a motocicleta é uma vitória do engenho e da arte, que permite locomoção com prazer, transporte com praticidade, estilo de vida com diversão. Seus entusiastas a definem como um símbolo: liberdade.

Este livro mostra a evolução dessas incríveis máquinas que conquistaram o mundo, em uma verdadeira celebração da inventividade e do desenvolvimento. Da primeira vez em que duas rodas foram postas juntas em movimento até os dias de hoje, a tecnologia ultrapassa limites, nos oferecendo a sensação única e sem precedentes de andar em uma moto.

Divulgação
Confira 62 das motocicletas mais cobiçadas e potentes do mundo
Confira 62 das motocicletas mais cobiçadas e potentes do mundo

"Motos dos Sonhos"
Apresentando 62 das motocicletas mais cobiçadas -- e caras -- do planeta, este livro vai fazer tanto os amantes da velocidade quanto os aventureiros de plantão perderem o sono. Além de ser totalmente ilustrada com fotos de cada modelo, a obra apresenta segredos de design e detalhes da ficha técnica, transmissão, estrutura e dimensão.

Passando longe da polêmica de qual delas é a melhor, a publicação apresenta os atrativos particulares de máquinas como a Honda Fireblade 1000RR, a Harley-Davidson Night Rod Special e a Kawazaki ZX 10R, deixando que o leitor faça a sua própria escolha.

Divulgação
Harley-Davidson: o Mito Além da Máquina
Saiba porque as motos Harley-Davidson se tornaram mitos

"Harley-Davidson: o Mito Além da Máquina"
Este livro mostra como William S. Harley e Arthur Davidson criaram esta "lenda" chamada Harley-Davidson, uma das maiores grifes do mundo da alta velocidade que, em 1903, produziu o seu primeiro modelo. Com diversas fotos e detalhes, o leitor será levado a uma viagem emocionante pela alma e pelo estilo de vida que traduz o carisma e a personalidade da marca --que conquistou uma importância muito maior que a de uma simples máquina.

"Marlon Brando"
O ator Marlon Brando certamente pode ser considerado como uma das pessoas que colaboraram para a popularização das motocicletas na década de 50. No filme "O Selvagem", de 1953, ele interpreta o líder de uma gangue de motociclistas, em uma atuação que inspirou pessoas como James Dean, Elvis Presley e os Beatles.

Escrita em três idiomas --português de Portugal, espanhol e italiano--, este livro conta, com diversas fotografias, a carreira deste astro do cinema, trazendo bibliografia, filmografia e biografia. Dentre os inúmeros sucessos de público e crítica que ele protagonizou, podemos ressaltar também "Apocalypse Now", "O Poderoso Chefão" e "O Último Tango em Paris".

Divulgação
Sem Destino
Os bastidores do filme estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper

"Sem Destino"
Em 27 de setembro de 1967, ator Peter Fonda estava descansando num hotel em Toronto, Canadá. Acendeu um cigarro e ficou olhando uma foto de que o mostrava junto a Bruce Dern em frente a duas motocicletas. Ali, sob o efeito da maconha, começou a nascer na cabeça do filho de Henry Fonda, irmão de Jane, um pequeno filme de estrada, que mudaria Hollywood para sempre, sintetizando os medos e as esperanças dos anos 60.

O longa-metragem era "Sem Destino" ("Easy Rider", 1969). Dois motociclistas hippies viajando pelos Estados Unidos em busca de uma grande partida de cocaína. "Eu e o Dern seremos os caubóis modernos", delirou Peter. No lugar de John Wayne ou Gary Cooper, ali estavam eles, vivenciando plenamente a liberdade na estrada. Nesta obra, o escritor e crítico norte-americano Lee Hill vai fundo nos bastidores desse filme que, mesmo com um orçamento modestíssimo (US$ 365 mil), com tom negativista e um final depressivo, faturou mais de US$ 60 milhões em todo o mundo.

Divulgação
De Moto pela América do Sul
O relato da viagem de moto que Che Guevara fez pela América do Sul

"De Moto pela América do Sul"
Este diário, reelaborado por Ernesto Che Guevara em forma narrativa graças às suas anotações detalhadas, é o relato da viagem de motocicleta feita pelo famoso guerrilheiro e seu amigo Alberto Granado, da Argentina à Venezuela, em 1952.

Em meio a muita aventura e emoção, Che faz reflexões sobre múltiplos aspectos da América --a miséria dos índios, o espanto de conhecer o mar--, apresentando um mundo percebido pelos olhos de um jovem de 23 anos aberto à surpresa e à compaixão, mas que também quer descobrir sua verdadeira vocação, aproveitar a vida e se apaixonar verdadeiramente.

"Rally dos Sertões"
Grace Knoblauch participou de uma das edições do Rali dos Sertões e, nesta obra, relata tudo o que aconteceu na competição, desde a convivência com uma equipe de pilotos e mecânicos, até as emoções e dificuldades encontradas nos bastidores.

O objetivo da autora, além de narrar o passo a passo de sua participação, é mostrar aos leitores a importância da criatividade na hora de buscar soluções, especialmente em um ambiente sem muitos recursos disponíveis. Além disso, Grace mostra como utilizar a introspecção como forma de ampliar a consciência.

Divulgação
Grãos de Areia
Histórias do lendário rali Paris-Dakar contadas por quem esteve lá

"Grãos de Areia"
Os pilotos Klever Kolber e André Azevedo são os personagens de suas próprias histórias, revezando-se para contar algumas das dezenas de aventuras que colecionaram em oito anos no maior, mais perigoso e mais tradicional rali do mundo, o Paris-Dakar. Cenários e situações inusitadas se multiplicam para dar uma pequena ideia do que é sobreviver a essa desgastante competição, misto de prova de resistência e velocidade. São histórias vividas, presenciadas ou ouvidas que mostram um pouco dos bastidores da competição.

"Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas"
Nesta história, o narrador e seu filho partem em uma viagem pela América do Norte em uma motocicleta. A manutenção da moto é feita através de um manual ilustrado que une o frio e razão da tecnologia com o calor e a imaginação da arte. Durante a viagem, e durante a leitura do livro, surge o conceito de ver e apreciar cada detalhe: das árvores que compõem a paisagem ao som das correntes da moto em movimento.

Escrito em 1975, esta primeira história autobiográfica de Robert M. Pirsig ganhou importância e influenciou a geração norte-americana marcada pelo fracasso na Guerra do Vietnã. Nele, Pirsig levantou algumas das questões que mais permearam a mente dos homens durante o século 20: O quanto a tecnologia nos aliena de nosso mundo? Qual o limite para a análise racional?

Divulgação
Minha Vida Sobre Duas Rodas
Astro da série "American Chopper" dá conselhos sobre administração

"Minha Vida Sobre Duas Rodas"
Inicialmente uma espécie de reality show que mostrava a criação e a construção de motocicletas customizadas, a bem-sucedida série "American Chopper" ficou famosa pelas homéricas brigas travadas entre Paul Teutul Senior e seu filho, Paul Teutul. Em pouco tempo, as "obras de arte motorizadas" produzidas pela equipe do Orange County Choppers ficaram internacionalmente conhecidas e a sigla OCC ganhou ares de grife.

Um lado que as câmeras não revelam com a mesma presteza, no entanto, é a habilidade com que Paul Senior conduziu o seu negócio e capitalizou a exposição midiática. Nesta obra, que conta com prefácio do célebre apresentador de "talk show" David Letterman, o motociclista revela dificuldades e obstáculos pelos quais passou e enumera as atitudes que julga essenciais para administrar uma empresa com eficiência. Entre os tópicos, o autor escreve sobre a paixão pelo trabalho, reputação, organização, confiança, fornecedores e os desafios das empresas familiares.

"Hermes, o Motoboy"
"Quando crescer quero pilotar um Fórmula 1." Esse era o sonho de Hermes, um garoto da periferia de São Paulo, cuja história não é nenhuma novidade: terminou o ensino médio aos trancos e barrancos e logo teve que trabalhar para ajudar em casa. Foram vários bicos até que Hermes conseguisse dar entrada no pagamento de uma moto --ele nunca chegaria perto do cockpit de uma Ferrari, mas poderia ser piloto em duas rodas.

"Quarenta e oito meses com os menores juros da cidade", dizia o cartaz da loja. Ele agora precisava de um trabalho para pagar as prestações. E assim Hermes virou um motoboy, um dos personagens mais presentes e controversos das grandes cidades de hoje.

Misturando mitologia greco-romana e motoboys, este romance conta um pouco da história desse personagem, de seu dia a dia arriscado, de seus companheiros e de seus amores. De quebra, ainda percorre questões comuns a todas as metrópoles: sua dinâmica, os bairros, os habitantes, a "pressa".

Ouça aqui um podcast do autor Ilan Brenman falando sobre a obra.

 
Voltar ao topo da página