Livraria da Folha

 
07/12/2009 - 17h43

Para bispo, biografia de padre Cícero não é tendenciosa, apesar de autor "agnóstico"

da Livraria da Folha

A biografia "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão", do jornalista Lira Neto, terá lançamento nesta terça-feira (8), em Fortaleza (CE). A sessão de autógrafos será no centro cultural Dragão do Mar e está marcada para 19h.

No último 2, o autor esteve em Juazeiro do Norte (sul do Ceará), onde há uma estátua de padre Cícero, para apresentar seu livro. Na ocasião, o bispo de Crato (cidade vizinha a Juazeiro), dom Fernando Panico, admitiu ter ficado "apreensivo" ao saber que um jornalista teve acesso a documentos da Igreja Católica.

Monte sua biblioteca sobre padre Cícero

Divulgação
Capa da biografia de padre acusado de forjar milagre
Capa da biografia de padre acusado de forjar milagre

"Um jornalista agnóstico... que compromisso ele poderia ter com um assunto eminentemente religioso? Com um padre? Com os romeiros? Essas perguntas afligiam meu coração de bispo", disse dom Fernando, um dos entusiastas da ideia de transformar em santo o padre Cícero Romão Batista (1844-1934), excomungado no passado devido a seus relatos de milagres.

No mês passado, quando houve o lançamento em São Paulo, o bispo de Crato comprou cópias para o Vaticano: um para o papa Bento 16, outro para o cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano, e também para o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertoni.

Dom Fernando já começou a ler "Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão" e disse que não viu "interpretações tendenciosas ou ideológicas".

"Efetivamente estou tranquilo, pelo que li até agora, que o compromisso e a responsabilidade do autor são confiáveis. Mais do que isso, como jornalista sério, me parece que procura mostrar os dois lados da moeda."

*

"Padre Cícero - Poder, Fé e Guerra no Sertão"
Autor: Lira Neto
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 544
Quanto: R$ 49
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página