Livraria da Folha

 
17/12/2009 - 10h25

Nina Horta fala sobre o revival dos coquetéis após o cosmopolitan de "Sex and the City"

da Livraria da Folha

Na coluna publicada hoje na Folha de S.Paulo, Nina Horta discorre sobre a nova tendência coqueteleira, copiada dos bares americanos e londrinos. Ela relembra desde os fins dos anos 50, quando não podiam faltar meia de seda e cuba libre numa festa, passando pela época em que eles viraram brega, até o ressurgimento há pouco tempo com o cosmopolitan, o clássico da série "Sex and the City".

Horta fala sobre os tempos da Lei Seca americana, baseando-se num texto de Anita Loos presente no volume "Banquetes Intermináveis". A nova receita de um drinque era uma informação de grande importância na época, assim como uma senha utilizada para tomar cerveja em restaurante onde ela era servida em xícaras de chá. Havia até contrabandistas de bebidas, que eram chamados às pressas em festas quando os coquetéis acabavam.

A colunista também cita o livro "Copos de Bar e Mesa", da editora Senac, que trata apenas de copos, desde a fabricação do vidro, o design, a espessura da borda, se tem pé ou não, por que servem para tal bebida, entre outras coisas.

A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL.

*

"Copos de Bar & Mesa"
Autor: Edmundo Furtado
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 336
Quanto: R$ 70,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha.

"Banquetes Intermináveis"
Autor: Ruth Reichl
Editora: DBA
Páginas: 448
Quanto: R$ 48,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 e no site da Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página