Livraria da Folha

 
27/01/2010 - 11h07

Escritores britânicos elegem "Guerra dos Mundos" o maior mito moderno

da Livraria da Folha

Para celebrar os seus 75 anos, a editora Penguin Books, conhecida por ter difundido o uso dos livros de bolso na Inglaterra, perguntou a 50 de seus autores qual o maior clássico em seu catálogo. E o vencedor foi "Guerra dos Mundos", de H. G. Wells, que foi considerado "o maior mito moderno" pelos escritores, informou o jornal britânico "London Times".

Divulgação
Obra de H. G. Wells foi considerada a criadora do 'maior mito moderno
Obra de H. G. Wells foi considerada a criadora do 'maior mito moderno'

"A obra "Guerra dos Mundos" é um daqueles livros que demonstra a surpreendente capacidade de nossa cultura de criar mitos", afirmou o escritor Will Self. "Não foi de forma alguma o primeiro livro a lidar com invasões de alienígenas, mas foi pioneiro em utilizar esse conceito para criar um 'romance científico'".

Wells descreve a invasão marciana de um ponto de vista realista, justapondo imagens cotidianas do interior da Inglaterra como dálias, casas e garrafas de leite com tripods gigantes, raios da morte e a temida "alga vermelha", arma biológica dos invasores. Após o livro de Wells, os alienígenas se tornaram presença constante na ficção moderna, e é surpreendente o quanto até mesmo os últimos grandes blockbusters de ficção científica devem a essa fonte inicial.

"Os 'romances de invasão' escritos nos últimos 30 anos do século 19 se concentraram em ameaças convencionais -como o crescente militarismo da Alemanha- enquanto textos futurísticos eram utópicos ou distópicos", apontou Self. "Mas foi Wells que transformou a invasão alienígena em uma das metáforas que melhor expressa a crescente alienação do século 20. Tema que promete se tornar também uma das narrativas dominantes do século 21".

 
Voltar ao topo da página