Livraria da Folha

 
09/02/2010 - 07h09

Virgem de 80 anos, Kant vira alvo de brincadeira biográfica

da Folha Online

Immanuel Kant (1724 - 1804), um dos maiores nomes da filosofia moderna, nasceu, viveu e morreu em Königsberg, na Prússia Oriental. Em toda sua vida, jamais ultrapassou as fronteiras da cidade.

Reza a lenda que o filósofo se atrasou apenas duas vezes, uma por conta do livro "Do Contrato Social", de Jean-Jacques Rousseau, outra no dia da vitória francesa em Valmy.

Divulgação
As excentricidades do filósofo e seu pensamento são faces de um mesmo rosto
Suas excentricidades e suas teorias são faces do mesmo rosto

Conhecido por sua série de críticas e por histórias como essas, sua biografia sempre foi vista com curiosidade por estudantes de filosofia. A rigidez de sua conduta parece que realmente influenciou suas ideias.

Com um texto original e humorístico de um fictício intelectual francês, o livro "A Vida Sexual de Immanuel Kant" discute os hábitos metódicos, as peculiaridades de alcova e os significados filosóficos do professor de Königsberg.

Contudo, algum primeiranista de filosofia poderia se perguntar: o que isso importa para a filosofia? Nada. O texto é um divertimento acadêmico e não pretende desmerecer a importância da obra de Kant. O volume foi traduzido para o português pela prof.ª dr.ª. Isabel Loureiro.

 
Voltar ao topo da página