Livraria da Folha

 
24/02/2010 - 14h13

Sátira a "Crepúsculo" agrada também aos fãs da saga

da Folha Online

Por onde passa, a série "Crepúsculo" acumula milhares de fãs e admiradores, mas há também aqueles que a criticam. Os julgamentos partem para todos os lados --das qualidades literárias da obra, do estilo de Stephenie Meyer, dos conceitos apresentados pelos personagens, das modificações do mito do vampiro, etc. Poucas críticas conseguem ser divertidas, ou recebidas com bom humor.

Divulgação
Paródia de "Crepúsculo" faz piadas que apenas fãs podem entender
Paródia de "Crepúsculo" faz piadas que apenas fãs podem entender

"Opúsculo", lançado no início de fevereiro no Brasil, envereda por este caminho. Paródia da saga, o livro utiliza-se de elementos que são base para algumas críticas a respeito da técnica da autora. Por exemplo, o uso exagerado de adjetivos. Bella apresenta os Cullen aos leitores de forma tão deslumbrada que cada detalhe é exaltado. Da cor dos olhos --dourados como ouro líquido-- ao caminhar --suave, como se estivessem dançando.

É desta forma que Belle Goose, em trocadilho com o sobrenome da protagonista do original --Swan, que significa cisne, e Goose, ganso--, vai descrever cada momento em que busca chamar a atenção do distraído e "nerd" Edwart Mullen, o qual ela acredita ser vampiro. Determinada a conquistar seu coração e ser a escolhida para ser sua noiva eterna, ela desprezará toda e qualquer tentativa de envolvimento que os garotos, irremediavelmente apaixonados por ela, de sua classe vão tentar.

Os fãs da saga também podem apreciar as brincadeiras do título, e se deparar com situações e referências que aqueles que leram e viram os filmes irão reconhecer. A total, e declarada, preferência do pai de Belle por lobisomens; o toque de celular da heroína ser "Decode"; a necessidade de ler todos os livros de Jane Austen; páginas em branco com apenas uma palavra em cada, entre outros.

Escrito pelo grupo "The Harvard Lampoon", "Opúsculo" mantém o tom de humor e sátira da revista de mesmo nome. Ambos, revista e grupo, foram criados em 1876 e continuam até os dias de hoje como uma tradição da Universidade de Harvard, a qual é ligada. Além das tiragens mensais, publica ocasionalmente livros como "Opúsculo" , sendo o mais conhecido "Bored of the Ring" --"Entediado do Anel", em tradução livre--, uma brincadeira feita em 1969 com a Trilologia do Anel, de J. R. R. Tolkien.

Opúsculo
Autora: The Harvard Lampoon
Editora: Novo Século
Páginas: 144
Quanto: R$ 24,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

 
Voltar ao topo da página