Livraria da Folha

 
18/02/2010 - 07h40

"The Vampire Diaries" é renovada após bater recordes; veja entrevista com autora

FERNANDA CORREIA
colaboração para a Livraria da Folha

Renovada para a segunda temporada, a série "The Vampire Diaries" é o programa mais assistido do canal norte-americano CW, com 4,6 milhões de espectadores por semana. No Brasil, ela é transmitida pela Warner.

Divulgação
Stefan e Damon disputam o coração de Elena na série "The Vampire Diaries", do canal CW
Stefan e Damon disputam o coração de Elena na série "The Vampire Diaries", do canal CW

Baseado nos livros de L.J.Smith, o seriado conta a história de Elena Gilbert, uma jovem que atrai os olhares do misterioso Stefan Salvatore. O que a protagonista não imagina é que ele é um vampiro e, ela, a cópia perfeita da mulher que o amou e o transformou. Os livros foram selecionados pelo canal para produzirem o piloto, cuja exibição bateu recorde de audiência para uma estreia televisiva.

O sucesso espantou até mesmo a escritora, que não se envolveu na adaptação. "Eu estava surpresa porque já tive muitos livros selecionados antes, mas eles nunca chegaram ao ponto de ter um piloto filmado. E ele fez sucesso nos Estados Unidos, atraindo mais telespectadores do que qualquer outro piloto que o CW tinha feito para uma série. Então, eles escreveram mais episódios e o programa continua um sucesso e é transmitido em diversos outros países, embora eu não saiba quais".

E mesmo as mudanças ocorridas na adaptação foram consideradas apropriadas e agradaram a criadora destes vampiros, que ficou fascinada de ver seus personagens ganharem vida. Da escolha dos atores ao trabalho técnico, o trabalho dos produtores Kevin Williamson e Julie Pleq contribuiu para criar um programa que "captura o coração da história".

Autora de narrativas sobrenaturais e de suspense, Smith iniciou a saga dos irmãos Salvatore a pedido da editora. "Eu escrevi "Diários do Vampiro", porque recebi uma ligação de Elise Donner Smith que havia lido meus dois primeiros livros de fantasia --"The Night of the Solstice" e "Heart of Valor"-- e queria que eu escrevesse uma trilogia sobre vampiros que seria publicada pela Harper [editora norte-americana]".

Divulgação
"O Despertar" apresenta o encontro de Elena com o vampiro Stefan
"O Despertar" apresenta o encontro de Elena com o vampiro Stefan

A autora não havia escrito sobre vampiros até então, por conta disso leu "Drácula" e pesquisou sobre o tema, mas acabou por criar seus próprios seres, com suas próprias características. "Eu queria fazê-los muito diferentes", diz a escritora. "O Despertar", primeiro livro da série, foi lançado em 1991 e cada volume da trilogia inicial levou três meses para ser finalizado.

Sua pesquisa incluiu a vida na Renascença, da qual ela moldou o caráter de seu herói, Stefan. "Primeiro eu pesquisei a Renascença na Itália, especialmente em Florença, que é onde Stefan viveu. Felizmente, eu havia visitado Florença três vezes. Eu li tudo sobre os costumes das pessoas que viveram lá durante a breve vida humana de Stefan. Eu aprendi que tipos de roupa ele deveria usar, o que ele deveria estudar, como sua casa deveria parecer. E eu criei Stefan e Damon juntos, uma vez que eles compartilharam este mundo. Então, imaginei um jovem, um pouco impetuoso, um pouco ingênuo, muito propenso a sentir-se culpado, tímido e pronto para defender uma causa que julga correta. Eu tinha meu Stefan. Apenas uma coisa era necessária: ele se apaixonar".

Além de "O Despertar", "O Confronto" e "A Fúria", que chega ao Brasil em março, a série conta ainda com "Reunião Sombria" e "O Retorno", que serão lançados em junho e dezembro respectivamente. Em inglês, mais dois títulos estão sendo finalizados. Desde a publicação da primeira trilogia passou muito tempo até que Smith retornasse aos vampiros. Problemas pessoais a impediram de escrever. Primeiro seu cunhado foi diagnosticado com câncer até, meses depois, não ser curado, mas não ter evidência da doença. Logo depois, sua mãe adoeceu com câncer terminal de pulmão.

Smith acabou tendo um bloqueio de escritor, envolvida como estava com sua família. "Eu ajudei a cuidar dela, mas, apesar das mais modernas tecnologias, ela morreu. Após sua morte, foi como se houvesse se tornado um anjo que me devolveu a habilidade de escrever. Eu não era mais necessária como enfermeira. E então eu voltei a escrever", explica a autora.

Vampiros Românticos

Assim como outros sugadores de sangue adolescentes atuais, Stefan e Damon conquistam e dividem os fãs. Par perfeito para Elena, Stefan é ameaçado pelo charme e a aura de perigo de Damon. "Eu escolheria Stefan [se estivesse no lugar de Elena], mas Damon provavelmente estragaria a festa. Por que? Porque Stefan é o verdadeiro amor de Elena, e mesmo que ela tenha sentimentos por Damon, teria que percorrer um grande caminho até escolhê-lo. Mas espere algumas surpresas nos próximos livros, 'Shadow Souls' e 'Midnight'".

O ar romântico de Stefan e o seu comprometimento com a vida humana, entre outros detalhes, estabeleceram certas comparações entre a obra de Smith e a saga "Crepúsculo". Alguns chegam a acusar Stephanie Meyer de ter plagiado "Diários do Vampiro", uma vez que este foi lançado antes.

L.J. Smith prefere não comentar o assunto e diz que seus fãs têm percebido similaridades entre os dois trabalhos, mas convida a todos a lerem cada livro e tirar as suas próprias conclusões.

"Diários do Vampiro" será encerrado com "Midnight", mas a escritora possui material para outros dois volumes. Seu desejo é dedicar-se a outro tipo de literatura, com a qual ela deseja trabalhar há algum tempo.

 
Voltar ao topo da página