Livraria da Folha

 
24/02/2010 - 23h03

"Soletrando 2010" vai lembrar 100 anos de Rachel de Queiroz com troféu e livros

da Livraria da Folha

Folha Imagem
Veja galeria de imagens da escritora Rachel de Queiroz
Veja galeria de imagens da escritora Rachel de Queiroz

A quarta edição do "Soletrando", quadro do programa de Luciano Huck na Globo, fará uma homenagem a cearense Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, que completaria 100 anos em setembro deste ano.

A Globo divulgou que o vencedor do "Soletrando 2010" levará um troféu com o nome da escritora, além de uma bolsa de R$ 100 mil, que será administrada pela família do estudante.

Monte sua biblioteca com obras de Rachel de Queiroz

Os nove semifinalistas vão receber um computador cada. Para cada biblioteca das escolas dos 27 participantes serão doados 13 volumes da obra de Rachel de Queiroz. Já a escolas dos três finalistas também vão ter o direito a seis computadores cada para a montagem de uma central de informática nas escolas.

"No ar, o Soletrando fica apenas um mês, mas, para isso acontecer, são dez meses de uma cuidadosa produção, ou seja, por aqui respiramos o Soletrando o ano inteiro. E, neste ano, reformatamos toda a primeira fase da competição que vai ao ar para ficar ainda mais dinâmica e emocionante", disse Luciano Huck, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Previsto para durar cinco semanas, com uma eliminatória, três semifinais e a final. A estreia será no dia 6 de março com os jurados Thalita Rebouças e Sérgio Nogueira.

O concurso

Para participar do quadro, os estudantes tiveram de vencer seletivas regionais, iniciadas em novembro de 2009, que tiveram mais de 2.000 escolas inscritas.

Confira os 27 alunos escolhidos para a competição, por ordem alfabética de Estado: Alessandro da Silva (Acre), Yolanda Maria dos Santos (Alagoas), Auricélia do Nascimento (Amapá), Saphíria Aoi (Amazonas), Annie Piva (Bahia), Mayara Olivindo (Ceará), Leonardo Guimarães (Distrito Federal), Otávio Macedo (Espírito Santo), Lucas Capanema (Goiás), Francisco Walison (Maranhão), Mariana Bampa (Mato Grosso), Beatriz Lourenço (Mato Grosso do Sul), Daniel Nepomuceno (Minas Gerais), Letícia Caroline Sena (Pará), Brandon Lee Macell (Paraíba), Tamires de Lima (Paraná), Hamilton Morais (Pernambuco), Tainara Alves (Piauí), Tamires de Almeida (Rio de Janeiro), Rômulo Gomes (Rio Grande do Norte), Leonardo da Silveira de Souza (Rio Grande do Sul), Valquiani Vagner (Rondônia), Jany Ester Pereira (Roraima), Dener Luiz (São Paulo), Ana Carolina Ionen (Santa Catarina), Mariza Jesus Santos (Sergipe) e Mariana Borges da Silva (Tocantins).

 
Voltar ao topo da página