Livraria da Folha

 
07/03/2010 - 12h23

Filmes baseados em livros dominam principais categorias do Oscar

da Livraria da Folha

Brian Snyder/Reuters
Cerimônia ocorre na noite de domingo; 10 filmes concorrem ao grande prêmio
Cerimônia ocorre na noite de domingo; 10 filmes concorrem ao grande prêmio

O ano de 2010 marca mudanças na cerimônia de entrega do Oscar. Da indicação de dez filmes para a categoria de "Melhor Filme" à participação de dois apresentadores, a ideia da Academia é fazer com a cerimônia torne-se mais rápida e dinâmica.

Nesta noite de domingo, Alec Baldwin e Steve Martin dividirão a atenção da plateia para anunciar e apresentar a festa. "Up - Altas Aventuras" entra para a história como a segunda animação a concorrer na principal categoria da premiação e, por mais um ano, o Brasil estará fora da disputa de "Melhor Filme Estrangeiro".

Com diversas produções baseadas em obras literárias, livros aparecem entre os principais indicados da grande festa de Hollywood. Conheça os títulos que concorrem e saiba quais deles são favoritos a levar uma estatueta para casa.

Conheça a livraria especial dedicada ao Oscar 2010

Divulgação
"Avatar" é o principal candidato a ser o grande vencedor da noite de gala Hollywood; filme concorre em nove categorias
"Avatar" é o principal candidato a ser o grande vencedor da noite de gala Hollywood; filme concorre em nove categorias

"Avatar" - a ficção científica dificilmente ganha destaque em momentos como este, mas é difícil ignorar o feito de James Cameron. Assim como "Star Wars" e "Matrix" a luta pela sobrevivência dos Na'vi inicia um novo capítulo dos efeitos especiais, cujo desenvolvimento levou 14 anos. Sucesso absoluto de bilheteria, quebrando recordes atrás de recordes, é o grande favorito a levar os prêmios de "Filme", "Diretor" e todos as categorias técnicas em que concorre. Já tem uma continuação prevista para breve. Cameron pretende fazer um prelúdio da história em forma de livro.

"Bastardos Inglórios" - Quentin Tarantino é capaz de reunir os tipos mais bizarros em uma única história e fazê-la funcionar. Desta vez ele mantém o seu estilo, cheio de referências e auto citações, para contar a história de um grupo norte-americano que caça nazistas durante a Segunda Guerra e subverte a história. Concorre nas categorias de "Filme", "Diretor", "Ator Coadjuvante" -para o favorito Christoph Waltz--, "Roteiro Original" --lançado em forma de livro em 2009, entre outros prêmios técnicos.

"Educação" - Nick Hornby é conhecido por seus textos que cativam o público, como "Alta Fidelidade". Assim ele conquistou uma vaga na disputa ao Oscar com a história baseada nas memórias da jornalista Lynn Barber, na qual uma adolescente dos anos 50 envolve-se com um homem mais velho e muda sua vida. Além de "Filme", concorre como "Atriz" para Carey Mulligan e "Roteiro Adaptado", lançado juntamente com o filme pela editora Rocco.

Divulgação
Versão cinematográfica tem Mo'Nique (dir) como favorita ao Oscar de atriz coadjuvante por seu desempenho como a mãe de preciosa
Versão cinematográfica tem Mo'Nique (dir) como favorita ao Oscar de atriz coadjuvante por seu desempenho como a mãe de Preciosa

"Preciosa" - A personagem principal não existe, mas é um reflexo de diferentes mulheres que a poeta Sapphire encontrou em um abrigo para mulheres. Com isso, Preciosa cativou crítica e público com sua história de abuso e abandono, levando prêmios por onde passou. As atuações de Mariah Carey e Mo'nique foram muito eleogiadas, fazendo com que seja um dos grandes favoritos a ter o Oscar de "Melhor Atriz Coadjuvante". "Melhor Filme", "Melhor Diretor", "Melhor Atriz", "Melhor Roteiro Adaptado" e "Montagem" são outras categorias ao qual foi indicado.

"Amor Sem Escalas" - Dificilmente comédias românticas ganharam a atenção da Academia, mas a vida do homem que trabalha demitindo pessoas foge do que é comum no gênero. Mostrando a solidão que executivos carregam com delicadeza e bom humor, segue o mesmo tom do livro no qual se baseou. Com George Clooney no papel principal acumula as indicações de "Filme", "Diretor", "Ator", "Atriz Coadjuvante" -com Vera Farmiga e Anna Kendrick-- e "Roteiro Adaptado".

"Coraline" - A história sombria da garota curiosa que descobre um obscuro mundo dentro da própria casa foi escrita por Neil Gaiman foi para as telas com a voz de Dakota Fanning para a protagonista e concorre na categoria "Animação".

"O Fantástico Sr. Raposo" - Adaptação de fábula escrita por Roald Dahl, conta como um exímio pai de família volta às atividades de ladrão. Feita em stop-motion, tem a voz de George Clooney como o Sr. Raposo e concorre nas categorias de "Animação" e "Trilha Sonora".

"Julie & Julia" - Veterana da Oscar e recordista de indicações, Meryl Strip tem sua décima sexta chance de levar a estatueta por seu papel como a famosa cozinheira Julia Child, autora de livros de culinária e apresentadora de TV. Na história, uma jovem desempregada escolhe um de seus livros para realizar uma receita por dia.

Divulgação
Morgan Freeman e Matt Damon concorrem em duas categorias por papéis em "Invictus"
Morgan Freeman e Matt Damon concorrem em duas categorias por papéis em "Invictus"

"Invictus" - A forma como Nelson Mandela conseguiu utilizar o rugby para unificar a África do Sul pós apartheid é o tema central da adaptação dirigida por Clint Eastwood. Morgan Freeman no papel de Mandela concorre como "Ator" e Matt Damon como "Ator Coadjuvante".

"Um Olhar do Paraíso" - A trágica história da menina que é seqüestrada, estuprada e assassinada pelo seu vizinho é adaptada por Peter Jackson do livro "Uma Vida Interrompida: Memórias de um Anjo Assassino", que surgiu após a trágica experiência da autora. Stanley Tucci concorre como "Ator Coadjuvante".

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe" - O sexto capítulo da saga criada por J. K. Rowling tem apenas a indicação de "Fotografia", concorrendo com "Avatar".

"Sherlock Holmes" - A releitura do clássico detetive feita por Guy Ritchie dividiu opiniões, mas obteve bilheteria suficiente para garantir a continuação. No Oscar, concorre com "Direção de Arte" e "Trilha Sonora".

 
Voltar ao topo da página