Livraria da Folha

 
20/03/2010 - 21h52

Temos que aceitar alimentos mais caros, diz livro sobre nova gastronomia

da Livraria da Folha

Divulgação
Jornalista fala sobre os princípios da nova gastronomia
Jornalista fala sobre os princípios da nova gastronomia; leia mais

Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada na Itália, em 1989, pelo jornalista Carlo Petrini --que reuniu todos os conceitos da chamada nova gastronomia no livro "Slow Food" (Editora Senac São Paulo).

Para conseguir um mundo mais justo e mais sustentável, o autor propõe que o coprodutor conheça a agricultura e a pecuária, as condições dos trabalhadores no campo e a procedência dos produtos. Que o gastrônomo rejeite alimentos provenientes de exploração humana e de empresas que arruínam culturas locais. E que todas as pessoas estejam dispostas a pagar mais por estes alimentos selecionados.

Somente com atitudes assim podemos "sentar à mesa de um restaurante e ter a consciência tranquila de que o prato diante de nós não seja fruto de exploração humana ou ambiental", alerta Petrini. O livro é indicado a estudantes de gastronomia, a chefs e a todos que se preocupam com o papel na sociedade e com o valor das escolhas.

Até 22 de março, Brasília recebe o evento Terra Madre Brasil - Encontro Nacional de Ecogastronomia, promovido pelo Slow Food, que reunirá especialistas para discutir temas como biodiversidade alimentar e preservação de tradições culinárias.

*

"Slow Food: Princípios da Nova Gastronomia"
Autor: Carlo Petrini
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 246
Quanto: R$ 50
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha.

 
Voltar ao topo da página