Livraria da Folha

 
22/04/2010 - 18h08

Protagonista de romance de Paul Auster pratica incesto com a própria irmã

da Livraria da Folha

Divulgação
Trama taciturna trata de um jogo ideológico e de poderes perigoso
Trama taciturna trata de um jogo ideológico e de poderes perigoso
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Siga a Livraria da Folha no Twitter

"Invisível" é o 15º romance do escritor norte-americano Paul Auster. A trama inicia-se no ano de 1967 e se desenvolve em vários tempos, até 2007, entre Nova York, Paris e uma ilha no Caribe.

Walker recorda o tempo em que era um jovem poeta e estudante de letras na Universidade de Columbia, nos EUA. Quarenta anos depois, os fatos daquele ano, em que se vivia a Guerra Fria e a crescente oposição à Guerra do Vietnã, somam-se a eventos pessoais decisivos, que vão persegui-lo até o fim da vida.

Ele rememora o estranho encontro que teve em uma festa e a posterior relação tumultuada que desenvolveu com o suíço Rudolf Born --professor visitante de relações internacionais na Universidade de Columbia--, e sua companheira francesa Margot.

O professor propôs ao jovem financiar um projeto de revista literária. Embora intrigado com a rápida simpatia que despertou no casal, a oferta era boa demais para ser recusada.

Um evento imprevisto e trágico fez com que a relação entre Walker e Born se tornasse áspera e, depois, doentia. Walker envolve-se em um triângulo amoroso perverso, no qual um ato de violência mudará o curso de sua vida.

O romance toca em um assunto delicado, o incesto. O protagonista nutre um irresistível desejo incestuoso pela irmã. Chega a passar um verão fazendo sexo com ela. Em "Invisível" , narradores e formas narrativas se alternam, o que acelera, de certa forma, o ritmo da leitura e reserva descobertas e mudanças de rumo para as últimas frases do livro.

Em 2006, o autor, considerado um dos maiores escritores vivos dos Estados Unidos, venceu o prêmio literário espanhol Príncipe de Astúrias, "pela renovação literária que conduziu ao unir o melhor das tradições norte-americana e europeia", como apresentou o comitê do prêmio.

Auster, 63, é autor de sucessos como "A Trilogia de Nova York", "Homem no Escuro" e "Leviatã". O volume será lançado pela Companhia das Letras no dia 29 de abril.

Companhia das Letras /Divulgação
Em "Invisível", 15º romance de Paul Auster, jovem envolve-se em trama de suspense que o leva a um fim trágico
Em "Invisível", 15º romance de Paul Auster, jovem envolve-se em trama de suspense que o leva a um fim trágico
 
Voltar ao topo da página