Livraria da Folha

 
29/04/2010 - 10h18

Saramago troca de editora na Alemanha por opiniões tidas como "antissemitas"

da Livraria da Folha

João Henriques/AP
Segundo imprensa alemã especializada, a causa da ruptura seria as críticas antissemitas de Saramago à Israel, publicadas em seu blog
Segundo imprensa alemã especializada, a causa da ruptura seria as críticas antissemitas de Saramago à Israel, publicadas em seu blog

O escritor português José Saramago mudou de editora na Alemanha. O motivo está relacionado com a publicação das opiniões em seu blog, tidas como "antissemitas", segundo informou o diário portugês IOL.

Saramago trocou a Rowohlt pela Hoffmann und Campe. As críticas do autor à Israel, publicadas no site, já foram alvo de acusações, conforme detalha a imprensa alemã especializada. A Rowohlt não teria aceitado publicar um livro com esse conteúdo.

A Hoffmann und Campe diz ter interesse em publicar o volume, que é baseado no blog do autor e trata de diversos temas culturais, políticos e sociais. Em comunicado, a nova editora diz estar muito feliz por ter conquistado um autor de gabarito mundial como Saramago.

O romance "A Viagem do Elefante" será lançado em alemão pela Hoffmann und Campe, no outono europeu. A história narra as aventuras do paquiderme Salomão de Lisboa até Viena no século 16.

No Brasil, "O Caderno" foi lançado pela Companhia das Letras em 2009. O livro inclui os textos publicados desde o início do blog, em setembro de 2008, até março de 2009.

 
Voltar ao topo da página