Livraria da Folha

 
14/05/2010 - 16h31

Dramaturgo Newton Moreno reúne em livro duas de suas peças mais celebradas

da Livraria da Folha

Divulgação
Hilariantes, peças de Newton Moreno superam regionalismos
Hilariantes, peças de Newton Moreno superam regionalismos

Nascido em recife em 1968, mas radicado em São Paulo desde a década de 1990, o dramaturgo Newton Moreno figura como um dos grandes nomes do teatro brasileiro contemporâneo. Dotado de texto um texto afiado e agudo, duas de suas das peças permaneceram em cartaz por longas temporadas e estão agora reunidas em lançamento da editora Terceiro Nome: "As Centenárias & Maria do Caritó".

Também ator e encenador, Moreno escreveu "As Centenárias" a pedido das atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão. O enredo trata da vida de duas carpideiras que fazem de tudo para se esquivar da morte e sobrevivem de chorar os mortos (alheios). Dirigida por Aderbal Freire-Filho, a peça acumula diversos prêmios, entre eles o Shell de Melhor Atriz para Beltrão.

Escrita especialmente para a volta de Lília Cabral aos palcos, "Maria do Caritó" narra a história de virgem de quase 40 anos louca para sair do "encalhe" que o próprio pai a colocou, quando a prometeu em casamento a São Djalminha.

Conhecido como "poeta dos palcos", Newton consegue fazer uso de elementos regionais, que remetem à sua infância no nordeste, para tratar de temas universais. E por isso suas tramas agradam e fazem refletir em todos os lugares.

 
Voltar ao topo da página