O personagem


Reuters
Mike Tyson


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 30 de junho de 2000

Tyson e o vento

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


Não, nunca fui golpeado por Mike Tyson. Nem por qualquer outro pesado, como Evander Holyfield, Lennox Lewis, ou mes mo pelo brasileiro Adilson Rodrigues, o Maguila. Por isso mesmo, às vezes é difícil quantificar a força dos socos de um pesado.
Mas qualquer um que tenha participado de alguma competição, mesmo que somente como amador, sabe que o soco com que Tyson derrubou Lou Savarese, no sábado, não havia sido um golpe fulminante, para derrubar.
Tudo bem, Tyson ainda mantém uma pegada fenomenal (isso é a última coisa que um pugilista perde), mas desde quando um solitário golpe na testa provoca queda? E Savarese nem estava desequilibrado naquele momento.
Foi como se os verdadeiros responsáveis pela visita de Savarese à lona tivessem sido os fortes ventos e a chuva que castigavam o estádio em Glasgow, onde a ‘‘luta’’ foi disputada. Ficou parecendo que Savarese é um seguidor de Bruce Seldon, que em 1996 se jogou (de maneira mais escandalosa, é verdade) no chão durante combate por título com Tyson.
Isso não significa, de maneira alguma, que a apresentação foi armada (Tyson não necessitaria disso neste tipo de luta), mas prova que Savarese não era um adversário qualificado para enfrentar o ‘‘Iron’’ Mike. A equipe de Tyson precisa selecionar com mais cuidado os adversários do ex-campeão, se quer que ele tenha chance de recuperar o título.
Lou Savarese, por exemplo, já estava aposentado quando o convidaram para enfrentar Tyson. Seu último combate, uma derrota por pontos para Mike Grant, havia sido há cerca de um ano.
Por isso mesmo as bolsas de apostas apontavam favoritismo de Tyson na proporção de 20 para 1. O oponente anterior, Julius Francis, após ser surrado por Tyson, perdeu para um rival que tinha menos de dez combates.
Qual a evolução que Tyson pode mostrar contra rivais que não exigem nada defensivamente?
Após demolir Savarese, Tyson disse que iria ‘‘arrancar o coração do campeão mundial dos pesados, Lennox Lewis, e comer seus filhos’’. Mas quem fez o melhor comentário sobre a situação foi o técnico de Lewis, Emanuel Steward. ‘‘Enquanto o público pagar para assistir o show itinerante de Tyson, ele não precisará enfrentar rivais de verdade.’’
De todo modo, negociações na direção de um combate entre Lewis e Tyson já estão em andamento. Um dos empresários de Lewis, Panos Eliades, ofereceu US$ 23,6 milhões ao norte-americano para enfrentar o seu atleta.
O combate aconteceria em março, pois antes Lewis tem dois compromissos. No próximo dia 15 defende os cinturões contra o ‘‘Búfalo Branco’’ Frans Botha, que vem ganhando credibilidade no meio
pugilístico, e, em novembro, enfrenta o primeiro da ranking da FIB (Federação Internacional de Boxe), David Tua, chamado por parte da imprensa especializada de ‘‘o novo Tyson’’, por causa da potência dos golpes.
Se ainda não é desta vez que vai enfrentar o original, Lewis pelo menos vai se mantendo em forma contra um similar de Tyson e adversários de algum nível. O mesmo não pode ser dito, por enquanto, do verdadeiro Tyson.

notas
Tyson 1
Se não teve problemas com Savarese, Tyson agora enfrenta as consequências de duas sessões de sparring não- oficiais. A Federação Inglesa de Boxe convocou Tyson para prestar esclarecimentos sobre o fato de ter continua do a golpear Savarese e de teraplicado uma queda no árbitro John Coyle, após o encerramento do combate. Os comentários de Tyson sobre Lennox Lewis também irrita ram os membros da federação. O ex-campeão tem até o dia 31 de agosto para dar suas explicações.

Tyson 2
Circulam nos bastidores que custou caro a suposta agressão de Tyson ao promotor de lutas Frank Warren. O inglês teria recebido US$ 5 milhões do pugilista para não abrir processo, o que poderia colocar em risco a liberdade do norte-americano.




E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

23/06/2000 Arquivo X
16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade