O personagem

AP
Shaquille O'Neal

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Terça-feira, 16 de maio de 2000

A histeria e
a hipocrisia

Melchiades Filho
     
Diego Medina


As dificuldades econômicas, as trapalhadas de gabinete de última hora e a habitual desinformação contribuíram para envolver o basquete feminino em uma redoma de pânico.

"O Nacional acabou!", "Sydney foi para o brejo!" e "Deus nos acuda!", diziam mensagens à coluna na turbulenta semana passada.

Manter o pé atrás não faz mal a ninguém. Mas é preciso tomar cuidado para não se deixar tomar pela histeria e pelo derrotismo. Principalmente quando se trata da mídia e de gente do esporte.

O primeiro "alerta vermelho" soou no dia 2, quando saiu a lista das inscritas no próximo campeonato da WNBA. Cinco brasileiras foram relacionadas, todas do núcleo olímpico: Janeth, Claudinha, Alessandra, Cintia Tuiú e Marta.

Bate-pronto, dirigentes, comissão técnica e imprensa (?!) alardearam a implosão do planejamento. "Impossível" , choraram, deixar a equipe competitiva e entrosada, uma vez que o torneio norte-americano acabará quatro semanas antes da Olimpíada.

De fato, a ausência do quinteto tirou o propósito da programação do treinador Antonio Carlos Barbosa e da Confederação Brasileira, pela qual a seleção já se reuniria neste mês. Não dá para conceber um treino de garrafão sem Alessandra, Tuiú e Marta _ao lado de Kelly, as atletas que o Brasil efetivamente usará na guerra por rebotes na Austrália. Nem um exercício de ataque sem Janeth, a referência do time.

Mas daí a dizer que o pódio ficou mais longe é um exagero.
À exceção das cubanas, todas as rivais com chances de medalha, inclusive as anfitriãs, terão de cortar sua preparação nos próximos meses por conta da WNBA.

Ademais, o Brasil tende a lucrar com o intercâmbio. O que vale mais para Tuiú? Enfrentar regularmente gigantes norte-americanas ou fazer treinos táticos com as comadres? Para Claudinha, que ainda precisa aprender a conduzir um time, qual a melhor escola?

Por fim, onde andava a indignação da CBB e de Barbosa no semestre passado, quando três dessas cinco "migrantes" estavam desempregadas, mendigando time até nas Redações de jornal?

O outro "alarme" foi tocado na quarta-feira, tão logo o BCN divulgou o fechamento de sua equipe profissional em Osasco, em propalada represália ao "tapetão" que balançou o Nacional.

Os desavisados vaticinaram o fracasso do campeonato, previram um bota-fora de patrocinadores e crucificaram a CBB. Agora que a poeira está baixando, é bom esclarecer as coisas.

A saída do BCN do cenário profissional realmente preocupa, sobretudo porque Osasco tem uma sólida estrutura de lapidação de talentos. Mas, à exceção das atletas que ficaram na mão, não há sentido em falar em surpresas.

A implosão do Nacional foi o pretexto, não o motivo para a decisão do banco. Na verdade, ele já vinha pisando no freio havia mais de um ano. Não por outro motivo, dispensou a técnica Maria Helena Cardoso, logo após o título paulista de 1998, e tolerou a longa fritura de Paula, que apressou a aposentadoria da estrela.

Resumo: o basquete está atolado há tempos; não foi agora que entrou em crise. Quem diz o contrário é ingênuo _ou hipócrita.



NOTAS

Toma!
Um dia após o desmanche do Osasco, o Vasco anunciou a criação de uma equipe feminina, com investimento de R$ 180 mil mensais. Resgatou Maria Helena Cardoso e já manifestou o desejo de incorporar não só as atletas abandonadas pelo BCN. Janeth, do Santo André, também já foi contatada.

Toma!!
Paraná e Santo André fazem a partir de quinta-feira as finais do Nacional-00. Têm categoria e um passado de rivalidade com potencial para reerguer a competição. Os jogos terão transmissão da TV: Bandeirantes e/ou Sportv.

Toma!!!
Com o melhor currículo da história do basquete nacional, Janeth foi recebida ontem pelo presidente Bill Clinton, na Casa Branca.




E-mail: melk@uol.com.br


Leia mais:


Leia as colunas anteriores
:

18/04/2000 - Joalheria
25/04/2000 - A temperatura das mãos
02/05/2000 - A Vasco x Vasco + Vasco = ?
09/05/2000 - A Lista dos Romários