Reuters
08/11/2002 - 08h10

Al Qaeda planejou ataque a Bali, diz ministro indonésio

da Reuters, em Jacarta (Indonésia)

O ministro da Defesa da Indonésia, Matori Abdul Djalil, disse hoje que tinha certeza de que os ataques no mês passado em Bali foram obra da rede Al Qaeda. Djalil afirmou que sua opinião é baseada em conclusões da polícia a partir da prisão de um importante suspeito nesta semana.

Djalil disse ainda que o suspeito, um indonésio identificado como Amrozi, fazia parte do grupo Jemaah Islamiyah, uma rede regional de militantes muçulmanos que foi ligada à Al Qaeda.

Questionado por repórteres em Jacarta se os ataques de 12 de outubro foram comandados pela Al Qaeda, Djalil afirmou: "Sim, estou convencido".

Amrozi confessou ser parte do grupo que conduziu os ataques, nos quais mais de 180 pessoas morreram. Djalil não deu detalhes do que a polícia teria encontrado com Amrozi.

Horas antes, a autoridade que conduz as investigações sobre os ataques, Made Mangku Pastika, afirmou a repórteres em Manila que Amrozi queria matar o maior número possível de norte-americanos.

"De acordo com o próprio suspeito, foi uma revanche por causa do que os americanos têm feito aos muçulmanos", declarou Pastika.

Leia mais

  • Al Qaeda assume responsabilidade pelos atentados de Bali

  • Dono de minivan confessa culpa em atentados de Bali, diz polícia

  • Polícia identifica um dos três suspeitos do atentado de Bali


  • Leia mais notícias de Mundo
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca