Reuters
24/01/2003 - 09h50

EUA começam hoje vacinação de civis contra varíola

da Reuters, em Washington

Funcionários de um hospital do Estado de Connecticut (EUA) devem se tornar hoje os primeiros civis norte-americanos a serem vacinados contra a varíola em meio a um programa do governo para proteger a população de um eventual ataque biológico, disseram autoridades da área de saúde do país.

Hoje, podem acontecer as primeiras vacinações determinadas pela recente Lei de Segurança Interna, e autoridades do Estado disseram que dariam início à campanha no centro de saúde da Universidade de Connecticut, em Farmington.

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, disseram nesta semana terem enviado as primeiras 20 mil doses da vacina contra varíola para quatro Estados (além de Connecticut, também receberam o material Nebraska, Vermont e Califórnia).

A varíola foi erradicada em 1979, mas as autoridades norte-americanas temem que países como o Iraque e, talvez, grupos terroristas, possam usar o vírus como uma arma. A varíola é infecciosa e mata 30% de suas vítimas.

A vacina responsável pela erradicação da doença, além de ser antiga, provoca muitos efeitos colaterais. Ela mata uma ou duas pessoas a cada 1 milhão de inoculados, e os norte-americanos de hoje podem ser mais vulneráveis aos efeitos colaterais do que os da década de 1970.

Mas o presidente dos EUA, George W. Bush, resolveu que vale a pena o risco.

Bush ordenou a vacinação de cerca de 400 mil funcionários de serviços de saúde e de emergência, que entrariam em contato com as eventuais vítimas de um ataque, e de 500 mil militares. Prevê-se que cerca de 10 milhões de pessoas sejam vacinadas.

Sindicatos, porém, questionaram a decisão, apontando para os perigosos efeitos colaterais da vacina e para a falta de um programa federal que ajude as pessoas prejudicadas pelo produto.

Outros destaques:
  •  Terremoto deixa 2.000 desabrigados na Indonésia

  •  França deve votar contra ação dos EUA ao Iraque na ONU, diz jornal

  •  Polícia britânica retira acusação contra três detidos em mesquita

  •  Tropas de Israel invadem faixa de Gaza e deixam quatro ferido

  •  "Grupo de amigos" pressiona por acordo de paz na Venezuela


  • Leia mais notícias de Mundo


     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca