Reuters
04/02/2003 - 16h37

Israelenses querem enterro adequado para seu astronauta

da Reuters, em Jerusalém

Israel ainda tem esperanças de sepultar o astronauta Ilan Ramon de acordo com o ritual judaico, assim que seu corpo for encontrado, disseram hoje autoridades religiosas.

"Basta encontrar uma única parte do corpo para que ele seja sepultado segundo o ritual judaico", disse uma fonte ligada ao rabino-chefe do país, Yisrael Meir Lau.

"Se não houver restos que possam ser identificados, então poderemos declará-lo morto assim que as autoridades anunciarem que não há cadáver, e a família pode iniciar o período de luto de sete dias."

Segundo a tradição judaica, cada pedaço do corpo humano é sagrado e deve ser recolhido para o enterro. Essa é a razão pela qual religiosos costumam vasculhar o local de atentados palestinos recolhendo órgãos e tecidos das vítimas.

O ex-piloto militar Ilan Ramon era um dos sete tripulantes que morreram na explosão do ônibus espacial Columbia, ocorrida no sábado (1º) sobre o Estado do Texas. O Exército israelense enviou um perito forense para ajudar a identificar os restos mortais dos tripulantes.

A mulher de Ramon, Rona, disse ao presidente de Israel, Moshe Katzav, que está disposta a voltar ao país e fazer 'um enterro para Ilan na tradição de Moisés e de Israel'. Segundo essa tradição, a mulher só passa a ser considerada viúva (com o direito a se casar novamente) quando a morte do marido é aceita pelas autoridades rabínicas.

Normalmente, os rabinos atestam o óbito mesmo sem a existência do cadáver quando a morte se dá em naufrágios ou acidentes aéreos.

Ramon não era um religioso praticante, mas se considerava um representante dos judeus de todo o mundo na sua missão de 16 dias no espaço. Na viagem, ele levou objetos ligados à história de seu povo, como uma Torá que foi salva da destruição nazista por um menino que viveu num campo de concentração, na Segunda Guerra Mundial.

Leia mais
  • Investigação de acidente começa nos EUA
  • Ônibus espacial se desintegra sobre EUA
  • Conheça os sete astronautas que morreram

    Especial
  • Veja animação do acidente
  • Veja galeria de fotos do Columbia
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca