Reuters
14/02/2003 - 11h38

Áustria não permite que soldados dos EUA atravessem Alpes

da Reuters, em Viena

A Áustria disse hoje ter se recusado a deixar os Estados Unidos levarem soldados da Alemanha para a Itália atravessando os Alpes austríacos, o caminho mais rápido, e mostrou-se surpresa com as críticas feitas pelo governo norte-americano.

A Áustria, um membro da UE (União Européia), mas ausente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) devido ao status de neutralidade declarado após a Segunda Guerra Mundial, disse não poder permitir que atravessem seu território soldados supostamente deslocados para um ataque dos EUA ao Iraque.

"A lei austríaca não nos permite aprovar a movimentação de tropas estrangeiras sem as justificativas adequadas, nesse caso um mandato da ONU [para uma investida contra o Iraque]", disse Guenther Barnet, porta-voz do Ministério de Defesa da Áustria.

O secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, que criticou duramente países como a França e a Alemanha por serem contrários a uma guerra no Iraque, acusou ontem a Áustria de bloquear a movimentação dos soldados norte-americanos da Alemanha para a Itália.

Os comentários de Rumsfeld surpreenderam muitos no governo austríaco.

"Não se costuma falar publicamente sobre essas coisas", afirmou Barnet a respeito da recusa da Áustria em atender ao pedido dos EUA.

Outras autoridades do governo disseram não acreditar que a questão prejudicasse as relações do país europeu com a superpotência porque a liderança norte-americana conhecia e compreendia a política de neutralidade da Áustria.

O chanceler do país, Wolfgang Schuessel (conservador), já havia descartado permitir a passagem de tropas e equipamentos dos EUA ou de países aliados rumo a uma guerra no Iraque. A movimentação só seria possível depois de a ONU aprovar o uso da força.

Leia mais
  • Inspetor deve dizer que Iraque não ajudou totalmente
  • Coréia do Norte rejeita decisão sobre crise nuclear
  • Arafat aceita nomear um primeiro-ministro palestino
  • Míssil iraquiano poderia ser estopim de guerra
  • Reino Unido prende 4 em ação antiterrorismo


     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca