Reuters
21/02/2003 - 09h37

Inspetor-chefe da ONU chega ao Irã para examinar programa nuclear

da Reuters, em Teerã

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, Mohamed El Baradei, chegou hoje a Teerã para começar a inspeção das instalações nucleares que, segundo os Estados Unidos, podem ser usadas para produzir armas atômicas.

Reuters - 25.fev.2002
El Baradei, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica
O diretor da AIEA deve visitar duas usinas nucleares em construção, perto das cidades de Natanz e Arak, e se reunir com o presidente Mohammad Khatami.

O Irã, incluído na lista de inimigos dos EUA que o presidente George W. Bush chama de "eixo do mal", diz que seu programa nuclear tem objetivos puramente civis. Washington acha que o Irã, que é o segundo maior produtor de petróleo da Opep, não precisa de energia nuclear.



"Ouvi a promessa de que eles serão totalmente transparentes e de que vão demonstrar que seu programa nuclear é dedicado a propósitos pacíficos", disse El Baradei na terça-feira (18).

Ele afirmou que vai incentivar o Irã a assinar o chamado Protocolo Adicional, um anexo do Tratado de Não-Proliferação Nuclear que obriga a abertura de todas as instalações à visita de inspetores da ONU.

A preocupação norte-americana com o programa nuclear iraniano aumentou neste mês, depois que Khatami anunciou que o país tem reservas de urânio e começou uma atividade de mineração desse material na região central do país. Em seguida, o chefe da agência nuclear iraniana anunciou um ambicioso programa, que inclui o enriquecimento do urânio.

Por causa disso, Washington enviou o subsecretário de Estado, John Bolton, à Rússia, país que colabora com o programa iraniano. A partir de domingo, ele deve tentar convencer as autoridades russas a abandonar esse apoio. Até agora, a Rússia se compromete apenas a reprocessar todo o combustível nuclear usado no Irã, uma forma de dificultar seu uso em armas.


Leia mais
  • Fogo mata 26 em show de rock nos EUA
  • Oposição prepara novos protestos na Venezuela
  • Inspetor-chefe da ONU examinará instalações no Irã
  • EUA iniciam ações militares na península coreana


     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca