Reuters
21/02/2003 - 11h37

China promoverá guerra química contra chicletes

da Reuters, em Pequim

A China está desenvolvendo uma arma química em um projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia chamado de "Programa 863", que pretende lutar contra uma guerra que ameaça suas praças públicas -a goma de mascar.

Oito institutos de pesquisa se candidataram ao projeto de US$ 120 mil para desenvolver uma loção nos próximos 18 meses que dissolva chicletes grudados no chão, disse hoje o jornal "China Daily".

O problema da goma de mascar tornou-se uma "grande dor-de-cabeça do saneamento público", afirmou Yu Xichun, diretor do Gabinete de Ciência e Tecnologia.

A China, com seus 1,3 bilhão de habitantes, consome cerca de dois bilhões de chicletes por ano, segundo o que cientistas disseram ao jornal.

Limpeza

Em outubro do ano passado, dezenas de funcionários de limpeza trabalharam por 18 dias para remover algo em torno de 600 mil chicletes jogados fora.

O custo para remover cada chiclete é de US$ 0,13, segundo a a agência de notícias Xinhua, que citou uma empresa de limpeza contratada pela administração da praça.

A limpeza aconteceu no momento em que o governo preparava a cidade para receber a 16º Congresso do Partido Comunista, que começou em 8 de novembro.

Situada no coração da capital chinesa, a praça da Paz Celestial foi o ponto central de manifestações pró-democracia em 1989, que foram esmagadas pelo governo e tiveram um grande número de mortos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Fogo mata 39 em show de rock nos EUA
  • Oposição prepara novos protestos na Venezuela
  • Inspetor-chefe da ONU examinará instalações no Irã
  • EUA iniciam ações militares na península coreana
  • Funcionários da ONU deixam o Iraquez



    Especial
  • Veja galeria de fotos do incêndio
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca