Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2003 - 09h51

Sobe para 39 número de mortos em incêndio em casa noturna nos EUA

da Folha Online

Um incêndio em uma casa noturna da cidade de West Warwick, no Estado de Rhode Island (nordeste dos EUA), deixou na noite de ontem 39 mortos e 164 feridos, segundo um novo balanço divulgado hoje pelos bombeiros.

"As pessoas morreram queimadas ou asfixiadas e, em alguns casos, foram atropeladas pela multidão em pânico", declarou o chefe dos bombeiros, Charlie Hall. "Conseguimos salvar uma centena de pessoas."

O número de vítimas sobe rapidamente enquanto os bombeiros vasculham os restos do local do incêndio.

Jim Bourg/Reuters
Policiais carregam corpo de vítima de incêndio em clube noturno de Rhode Island (nordeste dos EUA)


"Os bombeiros no local conseguem ver outros corpos. Não posso dar números, mas acho que a cifra [de vítimas] vai aumentar", afirmou o prefeito de West Warwick, Wolfgang Bauer, que havia confirmado anteriormente que 26 pessoas tinham morrido.

Testemunhas disseram a emissoras de TV que as chamas atingiram a casa noturna Station Club por volta das 23h de ontem (1h de hoje em Brasília) durante uma apresentação pirotécnica no início do show da banda de heavy metal Great White.

As cortinas do palco e o material inflamável do teto pegaram fogo, e as chamas rapidamente se espalharam pela casa noturna, segundo testemunhas.

O líder da banda, Jack Russell, disse a emissoras de TV que o guitarrista Ty Longley estava desaparecido. A banda Great White foi nomeada em 1990 ao prêmio Grammy pela música "Once Bitten, Twice Shy".

Russell declarou que o gerente da casa noturna havia aprovado o uso de fogos de artifício. Mas Bauer afirmou que uma investigação foi aberta para checar se a casa noturna tinha licença para realizar um show pirotécnico.

De acordo com Bauer, os números mais recentes indicam que 164 pessoas foram hospitalizadas devido a inalação de fumaça, cortes e hematomas. Vários feridos foram transferidos para centros de queimados no Estado vizinho de Massachusetts.

O prefeito não quis especular sobre quantas pessoas estariam na boate na hora do incêndio, mas outras autoridades estimam que havia cerca de 250.

Centenas de bombeiros foram para o local e alguns deles descreveram as chamas como as piores que já tinham visto.

O incêndio em Rhode Island aconteceu menos de uma semana depois que 21 pessoas morreram durante um tumulto em uma casa noturna de Chicago, no Estado de Illinois (Meio-Oeste dos EUA).

Com agências internacionais

Leia mais
  • EUA estudam controle do Iraque, diz jornal
  • Oposição prepara novos protestos na Venezuela
  • Inspetor-chefe da ONU examinará instalações no Irã
  • EUA iniciam ações militares na península coreana


    Especial
  • Veja galeria de fotos do incêndio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página