Reuters
28/02/2003 - 09h09

Rússia dá sinais que pode vetar nova resolução sobre Iraque

da Reuters, em Pequim

O ministro das Relações Exteriores russo, Igor Ivanov, disse hoje que a Rússia se opõe a qualquer resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que possa provocar uma guerra a fim de acabar com as armas de destruição em massa no Iraque. Ele não quis excluir a possibilidade de um veto russo a tal iniciativa.

"A Rússia não apóia qualquer resolução que possa direta ou indiretamente abrir caminho para uma solução armada sobre o problema do Iraque", disse Ivanov em uma entrevista coletiva em Pequim.



"Naturalmente, a Rússia tem o direito de veto (no Conselho de Segurança). Se o interesse da estabilidade internacional exigir, a Rússia, claro, exercerá esse direito."

Mas, segundo o ministro, a Rússia tentará manter unidade sobre a questão iraquiana no Conselho de Segurança, onde é membro permanente.

Há considerável oposição na ONU a uma nova resolução apresentada pelos Estados Unidos e Reino Unido, que estabeleceria a base para a guerra.

Washington e Londres enfrentam uma dura batalha para conseguir aprovação para a resolução, que requer um mínimo de nove votos a favor entre os 15 países-membros do Conselho e nenhum veto da França, Rússia e China.

Leia mais
  • Destruição de mísseis deve começar amanhã
  • Fim de mísseis derruba apoio de americanos à guerra
  • Ataque ao Consulado dos EUA no Paquistão mata 2
  • Texano é acusado de vender unhas de cadáveres
  • Coréia do Norte ameaça endurecer posição nuclear


     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca