Reuters
06/03/2003 - 07h55

EUA e Coréia do Norte reuniram-se em fevereiro, diz jornal

da Reuters, em Tóquio

Representantes dos Estados Unidos e da Coréia do Norte mantiveram uma reunião informal há duas semanas para discutir o programa nuclear do Estado comunista e a possibilidade de o país abandoná-lo, informou hoje o jornal japonês "Asahi Shimbun".

O encontro, o primeiro entre representantes dos dois países desde o início de janeiro, ocorreu na embaixada da Coréia do Norte em Berlim, nos dias 20 e 21 de fevereiro, segundo o jornal. O "Asahi Shimbun" atribui as informações a pessoas próximas das delegações dos dois países.

O centro das conversações foi o programa norte-coreano de enriquecimento de urânio e seu possível encerramento.

Questionadas sobre o assunto, autoridades em Washington descartaram as informações, afirmando que o encontro envolveu apenas cidadãos privados norte-americanos que não representavam o governo.

"Eles não são representantes dos Estados Unidos", disse uma autoridade norte-americana, que descreveu os envolvidos no encontro como "indivíduos privados (reunindo-se sob) patrocínio privado".

A crise norte-coreana começou em outubro passado, quando Washington anunciou que Pyongyang tinha admitido estar desenvolvendo um programa secreto de enriquecimento de urânio para a produção de armamentos.

Os representantes norte-americanos seriam um ex-funcionário do governo e dois cientistas, enquanto do lado da Coréia do Norte teriam participado dois funcionários do segundo escalão do Ministério de Energia Atômica e do Ministério do Exterior, além de outros dois diplomatas da embaixada em Berlim.

Os resultados do encontro foram enviados ao secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.

Leia mais
  • EUA e Coréia do Norte teriam se reunido em segredo
  • Tropas de Israel matam 11 palestinos após atentado
  • Iraque anuncia destruição de mais seis mísseis
  • EUA querem conter Pyongyang em caso de guerra
  • Aborto gera protesto espanhol contra o Vaticano
     
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca