Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2003 - 08h12

Iraque anuncia destruição de mais seis mísseis para hoje

da Folha Online

O Iraque anunciou a destruição para hoje de mais seis mísseis Al Samoud 2 (que ultrapassam os 150 km permitidos pelas Nações Unidas) sob a supervisão dos inspetores da ONU, informou uma fonte oficial iraquiana.

"Os especialistas iraquianos começaram a destruir seis mísseis Al Samoud 2 sob supervisão da ONU em Al Taji, 25 ao norte de Bagdá", declarou.

O porta-voz dos inspetores em desarmamento em Bagdá, Hiro Ueki, tinha dito antes que novos mísseis Al Samoud 2 deveriam ser destruídos hoje, sem informar entretanto a quantidade.



Desde sábado (1), o governo iraquiano já destruiu 28 mísseis Al Samoud 2, segundo o diretor-geral do Ministério da Informação iraquiano, Udai al Tai. A informação foi confirmada pela ONU. . A destruição de mísseis deve continuar, mas o presidente Saddam Hussein disse que o trabalho conjunto entre oficiais do Iraque e inspetores da ONU pode parar se os EUA atacarem o país.

O Iraque tem até amanhã para destruir todos os seus mísseis Al Samoud 2, mas o prazo pode ser alterado após a apresentação do relatório, também amanhã, do chefe dos inspetores de armas da ONU, Hans Blix, que deve dizer que o Iraque tem dado importantes sinais de cooperação depois que começou a destruir seus mísseis.

Caso o prazo não seja estendido e o Iraque não comprove a destruição de suas armas, os EUA podem conseguir o argumento necessário para iniciar um ataque militar contra o país. Calcula-se que o Iraque possua 120 mísseis Al Samoud 2 espalhados em 50 bases no país.

Com agências internacionais

Leia mais
  • EUA e Coréia do Norte teriam se reunido em segredo
  • Tropas de Israel matam 11 palestinos após atentado
  • Explosão atinge escritório da ONU no Afeganistão
  • EUA querem conter Pyongyang em caso de guerra
  • Aborto gera protesto espanhol contra o Vaticano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página