UOL
São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2005

CULINÁRIA

Crianças que gostam de descobrir os segredos da cozinha contam quais são suas receitas preferidas e como fazem para se divertir em segurança

Com as mãos na massa

Fernando Moraes/Folha Imagem
Ana Carolina, 4, prepara uma massa de cuca de banana


ALEXANDRA MORAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Já parou para pensar como é feito o delicioso bolo de chocolate que você come no lanche da tarde? Ou como é que uma salada pode ficar tão mais gostosa que outras? Os cozinheiros costumam conhecer esses segredos e algumas crianças têm um gosto especial por desvendá-los.
Lucca Bittencourt, 10, curte saber o que se passa dentro das panelas. Ele mesmo prefere fazer doces, mas às vezes ajuda a empregada na cozinha, enquanto ela faz a comida do dia-a-dia. "Gosto de fazer bolo de chocolate, é meu preferido. Aprendi a fazer crepe de açúcar na Suíça, que também é muito bom", conta Lucca. "Fico muito na cozinha e como muito doce, acho que por isso que gosto tanto de fazer." Mas Lucca ainda tem uma pequena dificuldade: quebrar os ovos. "Às vezes sai bagunça", ele diz, "mas eu tenho paciência, não sou histérico".
Ana Carolina Chagas Garcia, 4, já ajuda a mãe na cozinha e também elegeu o bolo de chocolate como sua receita preferida. Ela gosta de acompanhar o preparo de saladas, mas toma cuidados: "Não pico o tomate, porque posso cortar meu dedo". Outra diversão de Ana na cozinha é enrolar: pão de queijo e brigadeiro, por exemplo -e do brigadeiro ela diz que aproveita para comer um pouquinho de chocolate granulado.
As bolinhas são a especialidade de Luiza Ricciuti Barbosa, 5, que gosta de fazer as trufas de chocolate que aprendeu com a mãe -a receita está nesta página. "Comecei a fazer aos três anos, gosto de enrolar as trufas e passar no chocolate. Às vezes faço carinhas nelas com chocolate branco, é legal", conta Luiza, que tem seu próprio avental e um tigrinho de pelúcia, que ela diz ser seu ajudante.
Às vezes, a ida à cozinha pode ganhar uma especialidade. Marjorie Schibik, 12, diz que começou a se interessar por culinária a partir do brigadeiro, mas que há cerca de um ano e meio começou a fazer bolo de cenoura. E essa virou a sua especialidade. "Até gosto de fazer bolo de chocolate, mas o bolo de cenoura é que é a especialidade", diz Marjorie. "Eu costumava brincar com a minha mãe de programa de culinária na TV, enquanto fazíamos a receita."
Assim como Lucca, apesar de gostar muito de preparar a sua receita preferida, Marjorie diz que só não curte uma coisa: descascar as cenouras. "É meio chato", conta. A receita especial da Marjorie você também pode conferir nesta página. É importante não se esquecer de prestar atenção às dicas de segurança, para que as brincadeiras na cozinha não fiquem amargas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.