São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade trouxe lírio-da-paz

DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva de ouro, espécie de orquídea nativa do Brasil, é a flor mais cultivada pelos produtores da região de Arujá. Há diversas variedades, de coloração e tamanhos diferentes. A flexiosum floresce uma vez por ano, entre novembro e dezembro. Cada metro quadrado produz até 150 hastes por ano. "A haste cortada costumava durar uma semana", diz o produtor Shoichi Kobayashi. "Hoje há técnicas de tratamento pós-colheita que aumentam a durabilidade das hastes para duas semanas".
O lírio-da-paz é originário da América Central. Um dos maiores produtores da Aflord, com 40 mil m2 de estufas, Katsuya Araki afirma ter sido o responsável pela introdução e aclimatação da planta no Brasil, assim como pela escolha do nome que a popularizou.
Natural da Tailândia, a orquídea phalaenops produz praticamente o ano todo. "Os picos da produção são maio e dezembro", afirma Seiichi Habu, produtor há cinco anos. Com 20 mil vasos, Habu colheu 150 mil flores em 93, todas vendidas no mercado interno. "Cada flor estava custando entre US$ 0,30 e US$ 0,40", diz.

ONDE SABER MAIS:
Aflord, tel. (011) 464-1026.

Texto Anterior: Arujá manda 'chuva-de-ouro" para o Japão
Próximo Texto: A CPI agrícola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.