São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney fica sem opções para candidatura

TALES FARIA
EUMANO SILVA

TALES FARIA; EUMANO SILVA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) ficou sem opções depois de anunciar que deixaria seu partido para se candidatar à Presidência da República. Agora, Sarney está sendo pressionado a abandonar a candidatura, como condição tanto para ficar no PMDB quanto para entrar em outro partido.
Ontem, o presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique (SC), e o homem-forte do PTB, o ex-ministro José Eduardo Andrade Vieira, praticamente fecharam as portas de seus partidos para a candidatura do ex-presidente.
Perguntado se estaria preocupado com a saída de Sarney do partido, Luiz Henrique respondeu: "Estou preocupado é em recompor para o partido a antiga imagem do MDB. Acho que o PMDB deve ser integrado por pessoas que se balizam pela convicção, não pela conveniência."
Já Andrade Vieira, embora afirme não ter "restrições" à filiação de Sarney ao PTB, fez, na prática, uma restrição difícil de ser aceita pelo ex-presidente: "Não dá para ele vir com sua candidatura fechada. Antes, pretendo viabilizar a minha própria candidatura à Presidência. Sarney seria um aliado bem-vindo. Ele é uma liderança respeitável, mas sua candidatura tem uma viabilidade pequena."
A filha de Sarney, deputada Roseana Sarney (PFL-MA), disse que o ex-presidente deve acabar ficando no PMDB: "Não vejo motivo para ele sair agora. Que o relacionamento dele com o partido sempre foi difícil nós sabíamos, mas agora há até muitos apelos dentro do PMDB para que fique." Entre esses apelos, os sarneyzis-as citam o do governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho.
Mas Sarney ainda procura uma saída. O senador Alvaro Pacheco (PFL-PI), seu amigo, procurou há dois dias o secretário-geral do PL no Rio, Milton Steinbruch. Ele se mostrou favorável à entrada de Sarney, mas não teve o apoio do presidente do partido, deputado Alvaro Valle.

Texto Anterior: CPI investiga ligação entre Hargreaves e Fundação Vivili
Próximo Texto: Quércia leva defesa à Executiva do partido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.