São Paulo, terça-feira, 4 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva de Bob Marley mostra talento em CD

SÉRGIO MARTINS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O sobrenome Marley é uma dádiva e ao mesmo tempo uma maldição. Bssta não vir acompanhado do prenome "Bob" para o artista em questão receber olhares de desconfiança e narizes torcidos. Sendo assim, antes de ouvir este "Greatest Hits" da primeira-dama do reggae, esqueça o parentesco e curta sem preconceitos uma ds mais belas vozes do mundo de Jah.
Rita Andeerson (seu nome de solteira) já mexia com música antes mesmo de conhecer o marido famoso. Aos 18 anos de idade, ela formou As Soulettes, um dos vários grupos vocais surgidos na Jamaica durante a década de 60. foi à frente das Soulettes que Rita conheceu e se casou com Bob Marley. A cantora ainda fez parte do trio vocal feminino mais importante da história doreggae: as I-Threes, ao lado das cantoras Judy Mowatt e Marcia Griffiths. As I-Threes estrearam no disco "Natty Dread" (74) esustentavam os discursos rastafaris proferidos por Bob Marley. A pareceria entre os dois durou até 81, ano da morte docantor.
A partir daí, Rita Marley colocou as manguinhas de fora e se lançou em carreira-solo. É justamente nessa fase em que estão centradas as faixas desse "greatest Hits". Musicalmente a coletânea traz uma cantora afinada, com influêcias de gospe, rhythm 'n'blues e até mesmo rap. As letras são aquele velho papo furado de que Jah resolverá todos os problemas do mundo.
Entre músicas, "One Draw" expressa bem a mistura de Rita. Trata-se de um reggae rasgado, onde as vozes do coro lembram as de uma igreja evangélica. Outra versão beirando o gospel é a de "That's the Way Jah Planned It'. A música serviu de consolo à Rita nos funerais de Bob Marley. Rita ainda chegou a cantá-la num festivam em homenagem ao rei do reggae. A cantora ainda ousa nos arranjos de "To Love Somebody", versão rasta de um antigo sucesso dos Bee Gees. A introdução da música foi surrupiada de "In the Summertime", no Mungo Jerry, um grupo dos anos 70.
O momento saudosista fica por conta da romântica "Jealousy". foi um "come back" das I-Threes, que deam uma relembrada nos bons tempos. Já vovó, Rita faz um rap (e se dá bem) em "Keep on Pushing". Na mesma linha está "Who Colt the Game", onde Stephen, filho mais novo de Rita e Bob, mostra todo o seu talento de DJ. A prole inteira dá sua mãozinha na regravação de "sSo Much Things to Say", do papai Bob. A música original está no LP "Exodus", de 787. O rei do reggae é lembrado em mais quatro faixas desses "Greatest Hits". Mas em nenhum momento fica a impressão de que Rita usa os sucessos do marido para se garantir. Talento ela tem de sobra e a coletânea mostra bem isso.

Disco: Rita Marley - Greatest Hits
Autora: Rita Marley
Gravadora: Polygram
Preço: CR$ 6 mil (em média, CD)

Texto Anterior: Ensaio mescla achados e trapalhadas
Próximo Texto: 'Máquina' investe no contraste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.