São Paulo, quinta-feira, 6 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dívida externa eleva gasto da União, explica Edmar Bacha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A inclusão no Orçamento de 94 dos recursos destinados à rolagem da dívida externa é a principal justificativa para o crescimento de 72,12% nas despesas da União para este ano em comparação a 1993. A explicação foi dada ontem pelo assessor especial do Ministério da Fazenda, Edmar Bacha, aos deputados da comissão especial da Câmara que analisa o plano de estabilização econômica do governo.
O crescimento das despesas da União foi noticiado ontem, pela Folha. Especificamente, as operações oficiais de crédito da União, que contêm os desembolsos para a rolagem da dívida externa, vão crescer 1.652,19% em 94. Os gastos do Congresso crescerão 51% e no Judiciário as despesas subirão cerca de 48,8%. No Poder Executivo, as despesas caem 17,23%.
Bacha explicou que até o ano passado estes recursos (mais de US$ 50 bilhões para 94) ficavam sob a responsabilidade do Banco Central, que possui um orçamento independente. Neste ano, os recursos estão a cargo do Tesouro Nacional e por isso foram incluídos no Orçamento Geral da União.

Texto Anterior: Ministro consegue o apoio de comissão
Próximo Texto: Itamar vai enviar pacote de medidas ao Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.