São Paulo, sábado, 8 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas acham ser tido como extinto

DA "NEW SCIENTIST"

Pesquisadores frances descobriram, perto da costa da Nova Caledônia (colônia francesa no oceano Pacífico, a leste da Austrália), um pequeno organismo aquático de 1 cm que era considerado extinto.
Os graptólitos - fusão das palavras gregas que significam "escrever" e "pedra" - tinham deixado apenas marcas "escritas" (fósseis) nas pedras do fundo do oceano. Os fósseis mostram que esses seres, há 500 milhões de anos, viviam em colônias complexas.
Para os cientistas, era impossível entender como simples organismos multicelulares - zoóides - vivendo em colônias poderiam produzir "esqueletos" tão elaborados com suas secreções.
O achado deve encerrar o suspense. os pesquisadores estão analisando a morfologia do organismo descoberto e esperam desvendar os mecanismos que originaram os fósseis.

Texto Anterior: Miniinfartos podem aumentar resistência muscular do coração
Próximo Texto: Equipe espera ter Orçamento aprovado na próxima semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.